RJ: Pesquisa revela que 70% dos donos dos negócios na Pequena África são negros

image-114.png

Mapeamento de empreendedores negros fortalece a cadeia produtiva da região

A maioria dos empreendedores da Pequena África é formada por pessoas pretas e pardas, que representam 69% do total é o que revela o Mapa Empreendedor Pequena África, ferramenta que busca mapear, conectar e valorizar os pequenos negócios da região da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), em parceria com a L’Oréal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae Rio).

Empreendedores negros são maioria. / Foto: Reprodução Vida Cigana


Além disso, o estudo também revelou que protagonismo feminino também se destacou: 71% dos negócios são liderados por mulheres cis na localidade. Outro dado relevante destacado no levantamento foi o grau de formalização dos empreendimentos: 73% das iniciativas já estão registradas oficialmente, em busca de sustentabilidade e credibilidade no mercado e 70% dos negócios oferecem produtos e serviços direcionados à população negra e à promoção da equidade racial.

LEIA TAMBÉM: Tarifaço: Lula inicia processo da Lei da Reciprocidade contra EUA


Ao reunir os empreendedores em um catálogo unificado, o projeto fortalece a cadeia produtiva e amplia a possibilidade de conexão entre pequenos fornecedores e grandes empresas. Além disso, a proposta busca consolidar uma rede empreendedora sólida, com maior visibilidade e credibilidade. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, a cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 348 mil empreendedores formais de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Angélica Zago

Angélica Zago

Carioca, nascida na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade UniCarioca. Atualmente é pós-graduanda pela mesma instituição. Apaixonada pelo carnaval, desde 2004 trabalha na cobertura jornalista deste segmento, além da atuação em empresas como: Rádio Roquette Pinto, Manchete, Portal SRZD, Revista Raça, Ong São Martinho, dentre outras.

Deixe uma resposta

scroll to top