A empresa JBS, uma das maiores produtoras de proteínas, anunciou em novembro de 2025 um amplo plano de expansão, voltado para o continente africano. Em uma entrevista ao NeoFeed, Gilberto Tomazoni, o CEO global da empresa, explicou o memorando de entendimento, assinado com o Governo da Nigéria, que envolve um investimento total de US$ 2,5 bilhões a ser realizado, ao longo de um período de 5 anos.
Este projeto inclui a construção de 6 fábricas dentro do território nigeriano, marcando a entrada da multinacional brasileira, em um mercado visto como estratégico, e com grande potencial. A escolha pela Nigéria está relacionada ao tamanho do seu mercado interno. O país é a maior economia da África, e possui a maior população do continente, com cerca de 250 milhões de habitantes, podendo chegar à 400 milhões, até 2050.

Atualmente, apenas 40% da demanda interna, por proteínas, é suprida pela produção nacional. Neste contexto, a JBS pretende impulsionar substancialmente o consumo, especialmente de carne de frango, cuja média per capita é de apenas 3 kg anualmente, em relação aos 45 kg no Brasil. O projeto se estrutura em 4 bases principais, as quais são contempladas com:
- Três unidades de processamento de aves;
- Duas fábricas voltadas à produção de carne bovina;
- Uma instalação específica para a produção de suínos;
- Iniciativas para desenvolver a cadeia de suprimentos, impactando diretamente agricultores, a logística e a criação de empregos.
Tomazoni destacou que o objetivo é combinar crescimento econômico com responsabilidade social. “O nosso objetivo é colaborar no desenvolvimento de toda a cadeia de produção, usar nossas melhores práticas, e ajudar a promover o bem-estar social por meio da geração de riqueza”, afirmou ele, referente ao projeto da JBS.
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O Governo nigeriano se comprometeu a estabelecer condições econômicas, regulatórias e de saúde, que favoreçam a realização dos investimentos. O país enfrenta uma séria crise alimentar, com aproximadamente 24,8 milhões de pessoas passando fome severa, conforme dados oficiais. Caso obtenha sucesso na Nigéria, a empresa tem planos de expandir sua atuação para outros países africanos.
O executivo enfatizou que o projeto não se resume apenas à expansão comercial, mas está alinhado à missão da JBS de promover a segurança alimentar, e atuar como um agente de transformação social. Com este investimento bilionário, a empresa fortalece sua posição no cenário global, e abre um novo ciclo de aproximação entre Brasil e África, destacando o papel da multinacional brasileira como líder no setor de proteínas.
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