O Deputado Federal Alberto Fraga, membro do Partido Liberal (PL), no Distrito Federal (DF), um dos líderes responsáveis pela ocupação das Mesas Diretoras na Câmara e no Senado por parte da oposição, segue com protesto, a fim de paralisar as atividades do Congresso. Em entrevista, o Deputado declarou na última semana, sobre o risco que essa ação representa para a isenção do Imposto de Renda, de cerca de 10 milhões de brasileiros, que recebem até R$ 3 mil por mês.
A Medida Provisória que garante esse benefício perderá sua validade na próxima segunda-feira (11). Se não for analisada a tempo, devido à ocupação promovida pela oposição, esses indivíduos voltarão a ter que pagar impostos a partir da terça-feira seguinte (12). Quando questionado sobre a possibilidade de que a atitude da oposição resulte na tributação dessas milhões de pessoas, Alberto Fraga respondeu que a oposição se tornará mais intransigente. “Sinto muito”, acrescentou Fraga.

“Eu lamento profundamente. Agora, para conseguir os objetivos da oposição, nós temos que endurecer o jogo. Se o governo não tiver competência de votar a MP em tempo hábil, aí eu sinto muito. É curioso notar que quando o governo e a esquerda implementam ações de obstrução, não há repercussão alguma. Mas quando a direita age assim, isso se torna um tema de grande discussão. Nós não vamos entrar nessa narrativa”, afirmou Alberto Fraga, Deputado e membro do PL.
A mobilização, que os opositores nomearam de “Pacote da Paz”, inclui entre suas propostas a anistia para aqueles condenados por atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, ajustes nas normas de foro privilegiado, o impeachment do Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF),e outras iniciativas.
Além das consequências financeiras, a possível rejeição da Medida Provisória pode resultar em um impacto político adverso, uma vez que a isenção do Imposto de Renda para a faixa de até R$ 3 mil foi destacada como um dos compromissos centrais da administração de Lula para 2024.
Fraga também foi indagado por repórteres do ICL Notícias sobre a continuidade da ocupação das Mesas Diretoras do Congresso Nacional. Segundo o Deputado, a orientação do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, é de manter a obstrução das atividades tanto na Câmara quanto no Senado. Fraga também foi questionado sobre a possibilidade da oposição permitir o início das sessões na Câmara e no Senado, conforme prevê o regimento legislativo, empregar o instrumento de obstrução.
O Deputado afirmou que a estratégia da oposição não será essa, mas sim, continuar bloqueando as atividades das duas Casas.
Leia também: A Abiquim e a ONU se unem para discutir o uso do plástico no mundo