João Pessoa e outras 56 cidades da Paraíba sob alerta de chuva forte, informa Inmet

image-3.png



De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), João Pessoa e outras 56 cidades da Paraíba estão sob alerta para um possível risco de forte chuva, devido a um acumulado previsto até as 23h desta segunda-feira (04). De acordo com o instituto, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, o que significa projetar um acúmulo entre 20 e 50 litros de água acumulada por metro quadrado nos períodos observados.

Ainda segundo o Inmet, existe a probabilidade de ocorrer ventos de até 60 quilômetros por hora e baixa possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos, corte de energia elétrica, bem como suspensão do serviço de energia. Uma das principais orientações do órgão é contatar a Defesa Civil em caso de emergência pelo telefone 193 ou Corpo de Bombeiros discando 193.

Paraíba sob alerta de chuva, avisa Inmet – Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil



Entre outras orientações, o Inmet aconselha a não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não buscar abrigo embaixo de árvores, proteger os principais pertences em saco plástico, em caso de inundações e evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou placas de publicidade a fim de evitar danos materiais.

Além de João Pessoa, estão sob alerta as seguintes cidades:

Alagoa Grande,Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Aroeiras, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra da Raiz, Sertãozinho, Sobrado, Tacima e Umbuzeiro.


O alerta amarelo e classificações de risco


Os alertas de temporais e condições climáticas severas são emitidos pelo Inmet junto à Defesa Civil e são classificados por cores. A cor amarela, significa um risco potencial moderado, ou seja, um estado de atenção para uma possível escala de intensidade de chuva, por exemplo. Já o alerta laranja, representa um risco alto que pode exigir ações mais contundentes para proteção; o alerta vermelho, por sua vez, aponta um risco muito alto, podendo representar graves desdobramentos em decorrência de eventos climáticos severos.

leia também: Segundo estudo, quase 47 milhões de toneladas de entulho são gerados no RS devido às chuvas extremas


Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top