Circula nas redes sociais, um vídeo que mostra o momento exato em que um policial americano desfere um soco no rosto do jovem negro, William McNeil Jr., de 22 anos, durante uma abordagem da polícia na Florida. O vídeo foi gravado pela própria vítima da agressão que, ao perceber que seria abordado, iniciou a filmagem pelo celular.
Nas imagens, William está no banco de motorista quando é surpreendido com um policial quebrando o vidro da janela violentamente. Logo após, o mesmo policial o agride com um soco no rosto, o arrasta à força para fora o veículo onde as agressões continuam mesmo com o rapaz já imobilizado e jogado ao chão. No vídeo, é possível ver que pelo menos três agentes bateram no Jovem.

A abordagem teria acontecido após os policiais expressarem ordem de parada ao carro de McNeil. O jovem estaria dirigindo com os faróis apagados durante o dia. O jovem por sua vez, contestou a ação, visto que segundo ele, outros veículos também trafegavam no local com as mesmas condições e solicitou a presença de um supervisor da polícia. A resposta, no entanto, não foi nada amigável e culminou nas imagens de violência policial.
Após a repercussão negativa do caso nas redes, o xerife de Jacksonville, T.K, Waters, comunicou a abertura de uma investigação interna e afirmou que o Policial que inicia a sequência de agressões foi afastado de suas funções. Disse também que vídeo em questão não mostra uma versão completa dos fatos e alega também que William teria resistido às ordens.
Por outro lado, as imagens das câmeras corporais utilizadas pelos agentes no dia do ocorrido, não mostram com clareza os socos desferidos por parte dos policiais, Mesmo com após tomar conhecimento das imagens, a procuradoria dos Estados Unidos, que é integrada ao departamento de justiça, disse que nenhum policial violou qualquer lei criminal.
Um dos policiais ainda registrou em Boletim de ocorrência que o jovem não utilizava cinto de segurança no momento da abordagem, tentou pegar uma faca no assoalho do carro e ainda teria se recusado a apresentar documentos, versão contestada pela defesa de Willian, visto que no vídeo, é possível observar que o jovem está utilizando o dispositivo de segurança e que o equipamento é retirado por um dos policiais enquanto um outro o arranca do carro.
“O Sr. McNeil estava calmo, não representava ameaça e tentava exercer seus direitos constitucionais. A reação policial foi completamente desproporcional”, reporta a defesa.
McNeil, ainda alegou que sofreu lesões por diversas partes do corpo, como um dente quebrado, corte nos lábios e perda de memória a curto prazo, os advogados do jovem classificaram a situação como “Lembrete perturbador.”
“O que aconteceu com William McNeil Jr. é um lembrete perturbador de que até mesmo os direitos mais básicos – como perguntar por que você foi parado – podem ser enfrentados com violência pelos negros americanos”, protestaram os advogados.
Leia também: Mais um homem negro é vítima de violência policial nos EUA