Pela primeira vez, crianças negras são maioria nas creches do país, aponta Censo Escolar 2024

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O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (09), revelou um marco inédito na educação infantil brasileira: pela primeira vez, as crianças negras ultrapassaram as brancas em matrículas em creches. Das 3,2 milhões de crianças matriculadas em creches no último ano 40,2% eram negras, enquanto que 38,3% eram brancas.

Em entrevista ao Notícia Preta, Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, aponta que esse aumento pode esta relacionado a declaração. “Para além do crescimento do número de matrículas de crianças negras em 2024, outra possibilidade para o percentual de matrículas de crianças negras ter ultrapassado o de crianças brancas é que parte das crianças que antes não declaravam sua raça passaram a declarar“, explica.

Quantidade de crianças negras nas creches é maior que a de brancas pela pimeira vez /Foto: Agência Brasil

Em 2023, crianças negras nas creches representavam 34,7% das matrículas, e cranças brancas, 35,1%. Por isso Manoela aponta que esse aumento, apresenta na prática, “um avanço de 250 mil matrículas de crianças negras quando comparamos 2023 e 2024“.

Segundo o levantamento, 1,2% das crianças se declaram amarelas, indígenas ou não tiveram a cor informada. Ao analisar as creches públicas, houve maior elevação de crianças negras, que passaram de 38% para 45% das matrículas nessas instiuições.

A especialista ainda afirma que ao considerara dados do Censo de 2022 que apontava que 53% das crianças de 0 a 3 anos eram negras e 46% brancas, a inversão da predominância das matrículas “pode significar que a expansão nas matrículas em creche esteja de fato chegando nas crianças negras que não tinham acesso“.

O Censo Escolar 2024 ouviu todas as escolas públicas e privadas do país e servirá de base para políticas educacionais em 2025. Mas para além desse aumento, a gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação também destaca para um dado que provoca reflexão: 20,6% das matrículas em creche no Brasil são de crianças com raça não declarada em 2024. “Isso representa uma redução de 9 pontos percentuais com relação às crianças matriculadas em 2023 que não tinham declarado a sua raça“, diz a especialista.

Além disso, Manoela ressalta o impacto positivo na educação dessas crianças, em acessar o ambiente escolar ainda no período da creche.

Essa é uma etapa essencial para o desenvolvimento das crianças para que elas tenham acesso ao ambiente seguro nas creches e que tenha oportunidades para receber o estímulo para o seu desenvolvimento pleno na infância. Um bom desenvolvimento na infância tem efeitos positivos para toda a vida e portanto é chave para o avanço da educação brasileira e redução das desigualdades históricas que têm afetado desproporcionalmente a população negra no Brasil“, aponta.

Leia também: Censo 2024: matrículas nas escolas em tempo integral passam de 18% para 23%

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

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