O Comitê Olímpico Internacional anunciou 16 seleções classificadas no feminino e 12 no masculino
Na última quarta-feira (09), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou uma mudança histórica para o futebol feminino nos Jogos Olímpicos. A partir da próxima edição, que acontecerá em Los Angeles, em 2028, a competição feminina contará com 16 seleções, enquanto o masculino que geralmente tem 16, vai ter 12. Pela primeira vez na a quantidade de seleções femininas será maior que a masculina na história das Olimpíadas.
A nova quantidade de times femininos representa um aumento de quatro equipes em relação aos Jogos anteriores (Paris 2024, Tóquio 2020, Rio 2016 e Londres 2012). Os representantes masculinos tradicionalmente contavam com 16 equipes e agora passa a ter 12 na disputa do Ouro.

Dentro da história dos Jogos Olímpicos, em 1996, quando o futebol feminino estreou na competição, a desigualdade das equipes era ainda maior quando somente oito equipes competiam. Porém, esse equilíbrio não será somente no futebol. Pela primeira vez na trajetória das Olimpíadas, todas as modalidades coletivas apresentarão, no mínimo, a mesma quantidade de representações femininas e masculinas.
A maior edição Olímpica já vista
Além dessas mudanças, o COI, comunicou que incluirá equipes mistas em diversas modalidades, tais como: Atletismo (revezamento misto 4x100m), arco e Flecha, ginástica, golfe, corrida de velocidade na praia, remo e tênis de mesa.
Contando com 11.198 atletas e 351 disputas por medalha, os Jogos Olímpicos de Los Angeles, terá um aumento no número de provas, em relação a Tóquio 2021 que havia 339 e Paris 2024 com 329.
Apesar do relevante aumento no futebol feminino, os Jogos Olímpicos apresentarão outras novidades em suas modalidades. A natação, o boxe, remo e a escalada se destacam com um maior número de competições valendo medalhas. Na natação, serão incluídas as provas de 50 metros nos estilos costas, borboleta e peito, tanto para homens quanto para mulheres.
No boxe teremos uma nova categoria de peso feminina. O remo, por sua vez, fará a estreia das categorias solo feminino, solo masculino e duplo misto. Já na escalada, as disputas de boulder e guiada serão realizadas separadamente, com cada uma valendo medalhas.
Já nos esportes coletivos teremos expansão de 12 equipes por gênero no basquete 3×3. E no polo aquático terá a inclusão de duas equipes femininas, afirmando, assim, a completa paridade de gênero em todas as provas coletivas dos Jogos Olímpicos.
Leia também: A seleção brasileira de futebol feminino vence time dos EUA, após 10