Ceará receberá primeiro campus do ITA no Nordeste; estado tem maior número de aprovados no instituto

Fachada-ITA.jpeg

O Ceará vai receber o primeiro campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no nordeste, que será aberto pelo Ministério da Educação (MEC) junto com o Ministério da Defesa (MD). O instituto ficará localizado onde atualmente se encontra a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), no estado que conta com o maior número de alunos aprovados no instituto. O início das aulas no novo campus está previsto para 2027.

No vestibular de 2025, realizado ainda em 2024, das 180 vagas ofertadas para a terceira e última fase, 73 foram conquistadas por estudantes de Fortaleza (CE). Logo atrás, aparecem candidatos de São José dos Campos (SP), com 61 vagas. De acordo com o Ministério da Educação, atualmente “cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses”. O maior número de inscritos também vem da capital cearense, com 1461 inscritos, pouco mais que a cidade paulista, com 1433.

Campus do ITA no Ceará será o primeiro do nordeste /Foto: Divulgação/ITA

Das 180 vagas, 50 foram destinadas ao novo campus cearense, sendo 25 para o curso de Energias Renováveis e outras 25 para o curso de Engenharia de Sistemas. Os aprovados, entretanto, iniciarão suas aulas no campus do ITA de São José dos Campos (SP). Somente em 2027, as atividades serão redirecionadas para a unidade no Ceará.

Em setembro de 2024, o Ceará recebeu o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, o Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e do Governador Elmano de Freitas da Costa para a assinatura do documento que autoriza o início das obras de construção do novo campus. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o novo projeto “visa transformar o Ceará em um dos polos nacionais de inovação e educação de alto nível”.

Leia também: Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscrições

Marina Pereira

Marina Pereira

Marina Pereira, natural de Fortaleza, é formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Possui uma carreira dedicada à educação, atuando como professora. É apaixonada pelo estudo da literatura e atualmente está cursando mestrado em Literatura Comparada. Possui uma queda especial pelo jornalismo, área que a fascina pela possibilidade de levar informações com agilidade e precisão.

Deixe uma resposta

scroll to top