Por Elaine Oliveira*
A Organização Internacional de Imigrantes (OIM), agência que faz parte da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), voltou a atender imigrantes venezuelanos na fronteira entre Brasil e Roraima, esta semana. O posto de atendimento fica localizado na cidade de Pacaraima.
Inicialmente, os atendimentos a essa população foram suspensos devido aos cortes anunciados pelo atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, direcionados a programas de ajuda humanitária disponibilizada para todo o mundo.
“Temos a satisfação de informá-los que a Organização Internacional para as Migrações (OIM) conseguiu, durante esta semana, mobilizar novos recursos para garantir nosso apoio nos três eixos da Operação Acolhida: Ordenamento da Fronteira, Acolhimento e Interiorização“, diz trecho do documento da ONU, anunciando a retomada das atividades no Brasil.
Na semana passada, o presidente dos EUA suspendeu o repasse de verbas para as instiuições de ajuda humanitária por 90 dias. Mas, devido aos recursos viabilizados pela ONU, os trabalhadores voltaram a atuar no Brasil.
Todos os dias entram no Brasil cerca de 500 imigrantes venezuelanos pelo estado de Roraima, em busca de oportunidades profissionais, atendimentos médicos e de uma qualidade de vida melhor. Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), só em agosto de 2024, 12.325 migrantes venezuelanos entraram no país pelo estado.
*Elaine Oliveira: Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 2023. Técnica em Rádio e TV, fotógrafa, produtora audiovisual e aspirante a roteirista. Atualmentecursa o terceiro módulo do curso Técnico em Publicidade Propaganda. Tem experiência em produção de jornalismo, reportagens, assessoria de comunicação captação e edição de vídeo.Paulistana de nascimento e Pernambucana de coração desde 1998.
Leia também: Guerra em gaza destruiu ou danificou 92% das casas na região, aponta agência da ONU