A adolescente Mirella Archangello, de 18 anos, tirou 960 pontos na redação que trazia como tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A estudante, que ficou conhecida como “Mini Glória Maria” após um encontro com a jornalista viralizar em 2017, escolheu jornalismo para a sua formação superior.
Mirella ficou conhecida nacionalmente quando aos 11 anos, brincava de repórter com seus irmãos, denunciando problemas no seu bairro, na Zona Norte de Ribeirão Preto – SP, e foi entrevistada pela jornalista Glória Maria, no programa ‘Fantástico’, da TV Globo. A jovem comemorou a conquista: “Somente a educação é capaz de mudar o mundo e transformar as pessoas”, disse.
Ainda sobre a nota da redação, Mirella celebra: “Eu fiquei muito feliz e muito grata. Foi realmente incrível ver o resultado de um esforço de três anos ali, árduo. Como estudante, a gente sempre se pergunta: ‘Será que vai dar certo? Será que vou conseguir mesmo passar? Será que vou conseguir tirar uma nota muito boa?’ A partir do momento em que vi a minha nota, percebi que o segredo foi me esforçar um pouquinho a cada dia. Agora, finalmente, consegui um resultado tão bom. Ainda não caiu a ficha”, disse a jovem em entrevista o G1.
Mirella ainda diz aos futuros candidatos, que o segredo para se dar bem no vestibular é a perseverança e a paciência. Ela também ressalta que o estudo é um processo constante e é preciso entender a melhor forma de fazer, tendo cada um, a sua.
A adolescente fará sua inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) e deve permanecer em Ribeirão Preto para os estudos.
“[…] Eu não sou filha única, eu tenho ainda três irmãos e meus pais teriam que me ajudar de alguma forma, eu não iria conseguir o recurso público de modo imediato. Eu também tenho um apego muito emocional com a minha família. Não tenho um amadurecimento tão grande para conseguir conciliar tudo ao mesmo tempo, morar sozinha e estudar”, completou.
O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Confira o calendário:
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro;
- Primeira chamada: 26 de fevereiro;
- Segunda chamada: 26 de março;
- Lista de espera: 26 e 27 de março;
Leia também: Enem 2024: 12 redações foram nota máxima no exame