Comissão da Câmara aprova PEC que pode proibir aborto legal no Brasil

1005096-_dsc155108.03.2016.webp

Por 35 votos a favor a 15 contra a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, de maioria masculina, aprovou nesta quarta-feira (27), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode proibir o aborto legal no Brasil. A PEC proibe a realização do procedimento mesmo nas situações atualmente autorizadas em lei ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto é de 2012 e foi apresentado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (Republicanos-RJ). Agora que a proposta já foi debatida e aprovada na CCJ, o documento vai passar por comissão especial e pelos plenários da Câmara, e do Senado também.

Foram 35 votos a favor a 15 contra /Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), precisa autorizar a instalação de uma comissão especial para analisar o projeto, ou então, pautar a PEC diretamente no plenário da Câmara. Durante a sessão que aprovou a PEC, a votação chegou a ser paralisada por conta de manifestantes que estavam no local, e protestavam contra os votos dos parlamentares.

A lei atual permite a realização do aborto em casos de anencefalia fetal, quando há malformação do cérebro do feto; gravidez que resulta de estupro; e caso a gravidez coloque a vida da mãe em risco.

No meio do ano outro texto relacionado ao aborto no país também foi alvo de discussão dos parlamentares. Em junho o texto que equipara o aborto a homicídio passou por uma votação relâmpago que fez o texto tramitar em regime de urgência.

Leia também: Pesquisadores apontam dificuldade de acesso ao aborto legal no SUS

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top