61% dos negros no Brasil foram alvo de discriminação no último ano. É o que aponta uma pesquisa Brand Inclusion Index 2024, realizada pela Kantar Insights, empresa global de dados e análise de marketing. Foram entrevistados 1.012 brasileiros, que apontaram que o lugar onde mais foram vítimas dessa violência foi no ambiente de trabalho (31%).
Para 11% dos entrevistados, a cor da pele foi o que motivou os ataques. Os dados dessa pesquisa, segundo divulgado pela Agência Brasil, também apontam outros dois lugares em que esses casos mais aconteceram: locais públicos (26%) e enquanto faziam compras (24%).
Essa porcentagem mais recente, se alinha a outros divulgados anteriormente, sobre casos de racismo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lançado em julho deste ano, os registros de casos de racismo no Brasil aumentaram 127% no último ano. ORio Grande do Sul foi o estado com mais casos.
Em comparação com 2022, o ano passado teve 11.610 boletins de ocorrência de casos de racismo, contra 5.100 boletins no ano anterior.
A pesquisa Brand Inclusion Index 2024 também perguntou aos entrevistados sobre representação na mídia, e 20% deles afirmou que se vê representado sempre em veículos de comunicação. Já sobre a avaliação deles sobre marcas e empresas, 86% das pessoas pretas e pardas afirmaram ser importante que essas instituições promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus negócios, e também de forma mais abrangente.
Leia também: Vergonha: torcedores do Peñarol protagonizaram episódios de racismo e desordem no Rio de Janeiro