“Estão bloqueando a nossa história”, diz Quitéria Chagas na estreia do Antenados, podcast do NPTV

MG_7831-scaled.jpeg

O Notícia Preta estreou nesta segunda-feira (21) o videocast “Antenados” e o primeiro episódio intitulado “Novas Divas”, conta com a participação da atriz e rainha de bateria da Império Serrano, Quitéria Chagas. Durante a entrevista, ela fala sobre a visão negativa que a sociedade tem sobre a exibição do corpo e o bloqueio da cultura preta.

“É que botaram tanto na nossa cabeça, rotularam tanto e massacraram tanto a cultura preta e nós pretos, que estão até bloqueando e limitando a nossa história. E resgatar isso é difícil”, pontua ela.

Confira o primeiro episódio no YouTube e no Spotify.

A rainha de bateria falou sobre como a sociedade enxerga o corpo e faz uma comparação com a cultura africana.

“Não tenho esse negativismo, essa visão aerocentrada do corpo sendo desprivilegiado, porque a cultura africana indo para Angola, você vê que eles valorizam esse corpo. E a sensualidade africana tem rituais, é um rito, é uma coisa que não é profana, é um sagrado diferenciado, que não é o sagrado nem o profano europeu”, diz Quitéria.

Thais Bernardes e Quitéria Chagas em Antenados  Foto: André Melo.

A atriz faz um alerta sobre a reprodução de falas que banalizam o corpo preto entre a própria comunidade.

“E a gente acaba processando e reproduzindo isso com as próprias pessoas pretas, falando, não, mas você explora o corpo, mas você não teve letramento racial. Não tem nada a ver com a nossa história, expressão sensual das nossas danças. Todas as danças pretas são sensuais. Tá todo mundo rebolando o tempo todo”.

No episódio comandado pela jornalista e CEO do Notícia Preta, Thais Bernardes, Quitéria compartilha suas experiências na TV, sua vida pessoal e sua trajetória no carnaval, destacando a importância da representatividade e das novas vozes femininas no cenário cultural.

Antenados

Com uma abordagem educativa e inclusiva, “Antenados” traz personalidades públicas para discutir temas relevantes e pouco explorados na grande mídia. O objetivo é desmembrar assuntos complexos e oferecer ao público informações claras e acessíveis, sempre de forma acolhedora. A ideia é ir além da superfície, trazendo conversas ricas sobre o mundo em que vivemos e suas nuances.

Leia também: Quitéria Chagas revela desafios ao retornar ao cargo de Rainha de Bateria: “Estou lutando por outras mulheres pretas”

Deixe uma resposta

scroll to top