Nesta terça-feira (27), o governo federal publicou uma portaria que obriga grandes eventos a fornecerem água potável gratuita ao público, até o final do ano. A medida foi tomada em resposta à onda de calor e à baixa umidade que têm atingido o país na última semana, levantando preocupações sobre a segurança dos participantes.
A portaria, assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, estará em vigor por 120 dias. Durante esse período, organizadores de grandes eventos, como shows, festivais e jogos de futebol, deverão oferecer água potável de forma gratuita para evitar problemas de saúde relacionados ao calor.
A decisão foi influenciada pela recente morte de uma fã da cantora Taylor Swift, que faleceu por exaustão térmica durante um show devido às altas temperaturas. Ana Clara, a jovem vítima, sofreu hemorragia alveolar e congestão polivisceral, que resultaram em sua morte.
Leia também: Fã de Taylor Swift morreu de exaustão térmica causada pelo calor, aponta laudo
Além dos shows, a Senacon esclareceu que a regra também se aplica a outros eventos, como jogos de futebol. A expectativa é que essa medida contribua para a proteção da saúde do público, garantindo um ambiente mais seguro.
A portaria também aponta que a distribuição de água gratuita precisa estar em “regiões estratégicas do local do evento”, e “garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, com água ou não”.