Nesta quarta-feira (14) o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação no país. Os dados revelaram que as escolas com o melhor desempenho no ranking, do do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, estão na região Nordeste.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Em 2023, 21 escolas tiraram nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental no Ideb. A nota varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. O resultado sai a cada 2 anos, reúne o resultado de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Ocupam as primeiras posições, 15 escolas no Ceará, seguidas por 5 escolas em Alagoas e 1 em Pernambuco. É a primeira vez que o Ideb confere nota máxima desde que o marcador começou a ser utilizado em 2007, já que até então, escolas apenas haviam alcançado a marca de 9,9. O indicador também é calculado por escola, município e estado, que formam ao fim, uma média nacional.
O predomínio do Ceará não vem de hoje. Nas listas anteriores divulgadas pelo Ideb no monitoramento do estado, o Ceará apresentou uma melhora nos índices de educação no Ensino Fundamental, mas o Ensino Médio não atingiu a meta.
A pontuação:
O índice dá uma ideia geral do desempenho das escolas, municípios, estado e país na educação, se estão avançando, piorando, e serve como um alerta para os gestores educacionais e para a sociedade.
Confira as 10 primeiras escolas do Ideb 2023:
- Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú, Ceará;
- Joao Evangelista Da Cruz EEF – Cruz, Ceará;
- Macario Jose De Farias EEF – Cruz, Ceará;
- Renascer EEIEF – Itapiúna, Ceará;
- Antonia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo, Ceará;
- Jose Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo, Ceará;
- Francisco Severiano Sousa EEF- Novo Oriente, Ceará;
- EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira, Ceará;
- EEMTI Alzira Maria De Araujo – Pires Ferreira, Ceará;
- Escola Leonilia Gomes Parente – Pires Ferreira, Ceará.
Leia também: MPF solicita reposição de aulas perdidas por operações policiais no Rio