Biden desiste de tentar reeleição nos EUA e apoia Kamala Harris como nova candidata democrata

GTB7EwbWUAAhuux.jpeg

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden, anunciou neste domingo (21) a decisão de desistir de tentar a reeleição nas eleições presidenciais norte-americanas. O anúncio foi feito em uma carta publicada em seu perfil no X (antigo Twitter). Em outra publicação logo em seguida, Biden expressou seu apoio a sua atual vice-presidente Kamala Harris, para ser a escolhida do partido democrata como a nova candidata às eleições de novembro.

A decisão de Biden acontece após uma pressão para que o atual presidente desistisse da reeleição, tanto por parte do próprio partido, quanto por parte do eleitorado democrata. O presidente norte-americano afirmou que seu mandato foi a maior honra da sua vida, e marcou quem ele acredita que deve enfrentar Trump: “Quero oferecer todo o meu apoio para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano“.

Na carta, o democrata explicou por qual motivo optou pela desistência. “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato“, escreveu Biden.

Apesar do apoio por Kamala, o Partido Democrata ainda não anunciou quem vai ser o novo candidato para disputar a eleição do final deste ano. Mas uma pesquisa recente realizada pela CBS/YouGov, em um confronto hipotético contra Kamala Harris, Trump não tem tanta vantagem. Seria 51% contra 48% de Harris entre os prováveis ​​eleitores.

Mas dentre as especulações, também aparece o nome da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Segundo uma pesquisa do instituto de pesquisas Ipsos, ela seria a única candidata que venceria o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano).

Leia também: Apenas Michelle Obama venceria Trump se Biden desistir de eleição nos EUA, diz pesquisa

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top