O que muitas pessoas percebem há um tempo foi comprovado em um levantamento: a diminuição na visibilidade de mulheres e pessoas negras nas campanhas publicitárias. Em contraste, a visibilidade de homens brancos aumentou. É o que revela a pesquisa ‘Diversidade na comunicação de marcas em redes sociais’, publicada pelas empresas Buzzmonitor, SA365 e Elife.
Embora a representatividade de pessoas asiáticas e idosos tenha crescido, ela ainda representa menos de 10% das publicidades. Além disso, a presença de pessoas gordas e LGBTI+ caiu, representando menos de 2% de cada grupo.
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Foram analisados 28.149 anúncios veiculados nas principais plataformas de redes sociais, como X, Instagram e Facebook, abrangendo a representação de diversos grupos, incluindo brancos, negros, homens, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas gordas, idosos e indígenas. O estudo incluiu a avaliação da presença dos 20 principais anunciantes do país, totalizando 54 marcas.
O estudo utilizou uma inteligência artificial treinada pela ElifeGroup, permitindo a análise de dados em larga escala e destacando-se como um dos primeiros estudos a examinar a participação de grupos minoritários nas redes sociais de marcas.