Inscrições abertas: organização promove capacitação de influenciadores populares na Grande BH

2151050302.jpg

Com o objetivo de construir audiências digitais em defesa da democracia, a organização NOSSAS está com inscrições abertas até o dia 2 de junho para o edital Periferia que Fala, que vai capacitar comunicadores periféricos para potencializar sua produção de conteúdos. Poderão se inscrever criadores de conteúdo com mais de 2 mil seguidores em redes sociais, maiores de 18 anos e que vivam em BH e Região Metropolitana.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Impulsionar o trabalho de comunicação de influenciadores populares é a aposta do edital para contribuir para o fortalecimento do campo democrático em Minas Gerais, a partir da ampliação do alcance de pautas ligadas à transformação social, ao direito à cidade e aos direitos humanos de forma geral.

As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho para o edital Periferia que Fala /Foto: Freepik

Ao longo de sua trajetória, o NOSSAS já compartilhou metodologias e tecnologias ativistas em 14 processos formativos, que beneficiaram diretamente mais de 400 pessoas.

Áurea Carolina, diretora-executiva da organização, ressalta a importância da educação política no uso das redes sociais. “Sabemos bem como as mídias digitais fazem parte do cotidiano das pessoas, e buscamos potencializar esse uso para uma noção mais ampla de cidadania”, ela comenta. “Em tempos de empobrecimento do debate público, nossa aposta é na produção de conteúdos que engajem as pessoas por uma vida melhor nas suas cidades. Esse é o valor democrático mais importante, e acreditamos que qualquer pessoa pode ser porta-voz dessas ideias sem cair na armadilha da polarização“.

O processo de inscrição no Periferia que Fala é online e gratuito, em duas etapas. Na 1ª Etapa, é necessário fazer uma pré-inscrição pelo periferiaquefala.nossas.org.br, registrando as informações pessoais. Já na etapa seguinte, as pessoas interessadas devem responder ao formulário completo enviado por e-mail, além de enviar um vídeo de apresentação de até 2 (dois) minutos.

O Periferia que Fala terá duração de três meses, com oficinas online e presenciais entre 17 de junho e 12 de setembro de 2024. A formação abarca desde debates políticos sobre a cidade e o papel cívico da população até conteúdos diretamente ligados à produção de conteúdo, como criação de roteiros, edição de vídeo e monetização. Os participantes contarão também com mentorias individuais, para apoiar o desenvolvimento e a produção de conteúdo de cada um/a. Ao longo do processo formativo, são previstas ainda atividades práticas de produção e compartilhamento de conteúdos nas redes dos participantes.

O coordenador do projeto Warley Bombi explica que a metodologia foi construída junto a uma experiência de turma piloto, realizada nos primeiros meses do ano. “Foi uma vivência muito interessante com comunicadores e comunicadoras de diferentes quebradas, com redes e trajetórias diversas”, relata.

Agora a ideia é ampliar essa formação e chegar a mais pessoas”. Ele conta ainda que, não por acaso, a identidade visual do projeto foi criada pelo artista Douglas Din, um grandes nomes do hip hop na cidade: “A gente quer contribuir para que esses saberes circulem cada vez mais e fortalecer quem já está fazendo a diferença por aqui”.

Cada pessoa selecionada receberá uma bolsa mensal de R$ 1 mil para apoiar na participação no ciclo formativo previsto no edital, que terá a duração de três meses. Além disso, poderá utilizar até R$ 7 mil para a compra de equipamentos para produção de conteúdo.

Sobre a seleção – As candidaturas serão avaliadas pela equipe do NOSSAS por três critérios: o primeiro é o alinhamento das pessoas inscritas com a proposta do edital, tendo em vista o objetivo de fortalecer a defesa da democracia; será também considerada a diversidade do grupo. A seleção será orientada de forma a garantir a participação de mulheres e pessoas negras. Para isso, a turma deverá ser composta por ao menos 50% de mulheres (cis ou trans), 70% de pessoas negras e 60% de pessoas até 35 anos. Outro critério é a presença digital: serão selecionadas pessoas que tenham pelo menos 2 mil seguidores em alguma rede social, como Instagram, Facebook, TikTok ou Twitter.

O resultado da seleção está previsto para o dia 10 de junho e será comunicado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. As oficinas terão início no dia 17 de junho.

Sobre o NOSSAS – O NOSSAS é uma organização de ativismo popular que atua por um Brasil democrático, com justiça climática, racial e de gênero. Em suas ações e projetos, a entidade compartilha metodologias e tecnologias de mobilização e fortalece pessoas e movimentos que transformam seus territórios e suas cidades.

Em 13 anos de existência, o NOSSAS já lançou mais de 270 campanhas, mobilizou 2,7 milhões de pessoas e impactou mais de 170 políticas públicas nacionais e locais, em territórios distintos do país. Em coalizão, lançou campanhas pela implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, articulou uma proposta no Congresso para indenizar familiares de profissionais vítimas da Covid-19, lutou pelo fim do Orçamento Secreto e contribuiu para a garantia de transporte gratuito no 2º turno das eleições de 2022 para mais de 100 milhões de pessoas. Para mais informações, acesse: nossas.org.

SERVIÇO:

Periferia que Fala – Inscrições abertas

Inscrições até 2 de junho

Inscrições: periferiaquefala.nossas.org.br

Para mais informações, acesse: nossas.org

Leia também: Enem 2024: confira datas, informações e novidades sobre as provas deste ano

Deixe uma resposta

scroll to top