Após manifestações e críticas envolvendo a ausência de artistas do norte no Dia Brasil, no Rock In Rio deste ano, o vice-presidente artístico do Rock World, Zé Ricardo, anunciou alguns artistas paraenses que vão fazer parte da programação do Festival na noite dedicada somente à música brasileira, sem apresentações de cantores internacionais. Dentre eles está o Suraras dos Tapajós.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Grupo de carimbó formado somente por mulheres indígenas, vai integrar a programação do Global Village, no 21 de setembro. Além do tradicional carimbó, o grupo apresenta músicas autorais no mesmo ritmo e composições em Nhengatu- Língua falada pelos povos do Baixo Tapajós.
O rapper manauara Victor Xamã e a banda de tecnobrega paraense Gang do Eletro também vão se apresentar no dia Brasil, no palco “Para sempre-Futuro Ancestral”.
Sobre o Grupo Suraras do Tapajós
O Suraras surgiu em 2018, sendo o primeiro grupo de carimbó do oeste do Estado do Pará formado somente por mulheres e o único no Brasil composto só por mulheres indígenas. Nesse movimento artístico, a figura feminina é colocada em evidência, dando voz à música como forma de resistência. Em suas composições, elas falam sobre suas lutas, da defesa por territórios e da preservação ambiental, fazendo com que as vozes dos povos indígenas ecoem para além de seus territórios.
Além disso, a Associação de Mulheres Indígenas Suraras visa combater o racismo, a violência contra a mulher indígena, além de promover o acolhimento e fortalecimento dessas mulheres, assim contribuindo para o empoderamento político e econômico.
Vale mencionar que no dia 19 de dezembro de 2020, as Suraras lançaram o seu primeiro videoclipe, com a canção Suraras da Beira do Rio, e em 2021, o primeiro álbum musical, kirībasáwa Yúri Yí-tá – A Força Que Vem Das Águasguas, que contém oito faixas musicais e está disponível em todas as plataformas digitais.
Informações sobre o dia dedicado à música brasileira.
Na edição do Rock In Rio deste ano, terá um dia exclusivo para celebrar a música brasileira, que será no dia 21 de setembro, sem apresentações de artistas internacionais. Aliás, vão se apresentar artistas do sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional. Os shows vão acontecer de forma simultânea e cada artista vai cantar entre 3 a 4 músicas durante os shows. O festival de rock vai acontecer nos dias 13 a 15 e 19 a 22 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Leia também: “Artista preto talentoso não falta”: para público presença negra pode aumentar no Rock in Rio