De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Mercado Mineiro, em parceria com o aplicativo comOferta, preço médio do arroz aumentou 21% durante o mês de maio. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (20), foi feito em nove supermercados na Grande Belo Horizont, após a tragédia climática no Rio Grande do Sul.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O estado é responsável por cerca de 70% da produção nacional, e por conta das fortes chuvas e enchentes no estado, teve a colheita e o transporte do produto, prejudicados. Para evitar que os preços aumentem, o governo federal vai importar arroz e decidiu nesta segunda-feira (20), zerar a tarifa de importação para garantir o abastecimento.
A decisão foi tomada após uma reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, atendendo um pedido da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Antes das chuvas no sul, o preço do arroz estava em queda em todo o país.
Segundo a pesquisa, o arroz na capital mineira, na embalagem de 5kg, apresentou variação entre os dias 27 de abril e 17 de maio, de R$24,90 a R$43,49, a depender da marca.
Além doz arroz, o estado mineiro também apresentou um aumento do feijão de até 6,55%, assim como o óleo, que subiu até 5,75%.
Leia também: Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda