Nesta terça-feira (02), o Presidente Luís Inácio Lula da Silva participou da inauguração do primeiro Curso de Graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), na cidade do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, Lula ressaltou o seu compromisso com a educação.
“Educação não é privilégio para rico, é direito de todos. Educação não é gasto, é investimento, e o Estado precisa assumir responsabilidades. Tudo o que for para educação, temos que fazer”, disse o presidente. A graduação gratuita tem a finalidade de capacitar estudantes de todo o país, além de possibilitar oportunidades efetivas no mercado de tecnologia e inovação.
Estima-se que sejam atendidos por volta de 100 alunos no primeiro ano, podendo chegar a 400 alunos ao fim de quatro anos. Os discentes vão ter acesso a alojamentos, sob a responsabilidade da prefeitura do Rio, e com o apoio financeiro disponibilizado pelo Governo Federal, com bolsas de R$500 e auxílio-alimentação de R$1.290 por mês.
O Impa Tech é uma Instituição de Ensino Superior financiada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com a colaboração da prefeitura do Rio de Janeiro. Aliás, o instituto atua desde 1952 e tem o objetivo de desenvolver pesquisas avançadas em matemática pura e aplicada, além de impulsionar a formação continuada.
Ainda durante o evento de inauguração, o presidente destacou que pretende continuar com mais investimentos no setor da educação. “Eu sou filho de uma mulher que teve oito crianças e fui o primeiro a ter um diploma técnico. Daí vem minha obsessão pela educação pública. Eu sempre digo que a educação não é privilégio para os ricos, é um direito de todos. Educação não é gasto, é investimento no futuro”, informou.
No início do mês passado, o Governo anunciou a construção de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) em todo o país. A iniciativa vai gerar 140 mil novas vagas para estudantes. As instituições também vão ofertar cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação.
Leia também: Servidores federais de educação iniciam greve na próxima quarta-feira (03)