O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), sancionou na última quinta-feira (09) a lei que garante o passe livre estudantil na capital cearense. A cidade se tornou a primeira capital do país a conceder passe livre para todos estudantes. O benefício já passa a valer a partir da próxima segunda-feira (13). O projeto de lei já havia sido aprovado na Câmara Municipal.
O Presidente da União Estudantil de Fortaleza (Unefort), comemorou a conquista dos estudantes. “É a concretização de uma luta histórica nossa. O passe livre estudantil vem como política de permanência na escola, de combate à evasão, mas também de acesso à educação, à cultura, ao esporte e à cidade. É importantíssimo que a gente consiga cada vez mais democratizar esse acesso e que a nossa juventude possa se desenvolver de forma plena”, disse Gabriel Nemopuceno.
Leia mais:
- Por que o PIB cresce e eu não fico rico?
- “Desde o namoro vivi um relacionamento abusivo”, afirma Patrícia Ramos no “Encontro”
- Justiça condena Neto e Band a pagarem R$ 500 mil por acusação de racismo contra Jorge Sampaoli
“A partir da próxima segunda-feira o passe livre estudantil está valendo. É o resultado de uma luta histórica, que eu pude acompanhar desde que fui vereador. Acompanhei a luta do movimento estudantil, de entidades que representam os estudantes. E hoje, para privilégio da nossa gestão, depois de 11 meses de estudos, Fortaleza é a primeira capital do Brasil a implantar passe livre estudantil, com duas passagens gratuitas para todos os estudantes da rede municipal, da rede estadual, da rede privada, para os universitários, sem nenhuma alteração dos benefícios já conquistados pela classe estudantil”, afirmou o prefeito.
Como funcionará:
Os estudantes residentes no município, de qualquer rede, nível escolar e critérios socioeconômicos, poderão utilizar o benefício, para isso será necessário apenas ter carteira de estudante, que será vinculado ao Bilhete Único e permitirá aos estudantes a duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis letivos de acordo com o calendário estipulado pelas instituições de ensino.
Leia mais notícias aqui: Preso injustamente em caso que virou série, Yusef Salaam é eleito em cargo político em Nova York, nos EUA