Operação na Maré chega ao 5º dia com quase 14 mil alunos sem aulas

policia-mare.webp

Nesta segunda-feira (16), as operações no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro chegam ao quinto dia. A operação é realizada pela Polícia Militar em conjunto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e afetou 41 escolas municipais e 13.799 alunos, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com moradores, houve tiroteio intenso nas favelas Vila do Pinheiros, Vila do João, da Salsa e Merengue e do Conjunto Esperança, onde acontece a ação das policias. Além das unidades escolares, as unidades de saúde também foram afeitas mais uma vez. O Complexo é alvo de operções desde a segunda-feira da última semana (09), com uma pausa na quinta-feira (12) e no final de semana.

Postagem sobre tiroteios na Vila do João, favela do Complexo da Maré.

De acordo com informações Secretaria Municipal da Saúde, as clínicas da família Augusto Boal, Adib Jatene e Jeremias Moraes da Silva, e o Centro Municipal de Saúde Vila do João acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta segunda-feira. 

Já a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram suspensas. Moradores da Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila dos Pinheiros também relataram intensos tiroteios no início da manhã.

A segunda-feira (16) também é marcada pela chegada de 150 agentes Força Nacional de Segurança no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Força Nacional realizará operações nas rodovias, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal. Este é o primeiro contingente de 300 agentes que estarão a disposição no Estado do Rio de Janeiro.

O governador Cláudio Castro (PL) solicitou no fim de setembro o auxílio da Força Nacional junto as polícias estaduais nas operações contra criminosos nas operações do Complexo da Maré.

Entramos em contato com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para saber mais informações sobre as motivações da operação, mas até o fechamento da matéria não tivemos resposta.

Leia mais aqui: Mais de 20 mil alunos ficam sem aula devido a operações em favelas do Rio

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top