“Precisamos de uma apresentadora loira e simpática para apresentar os espaços físicos de uma faculdade”. Assim começa o anúncio de uma vaga de emprego divulgada no grupo do Facebook chamado “Vagas Comunicação, Rádio TV Dublagem Áudio Vídeo”. O post foi feito na última segunda-feira (25) por Agnaldo Ribeiro, jornalista e professor de comunicação que administra a página.
No anúncio, não consta o nome da empresa, mas pede para que as candidatas enviem vídeos, fotos e currículo para um determinado endereço de e-mail. Na descrição do grupo, há um informe dizendo que a participação é “somente para alunos, ex-alunos e convidados do professor Agnaldo Ribeiro”. A página tem 12 mil membros.
Uma participante do grupo, que preferiu não se identificar, disse que nunca tinha visto nenhum teor racista nas vagas divulgadas pela página até se deparar com essa. Agnaldo Ribeiro é dono do Espaço Voz, curso para profissionais de locução e dublagem em São Paulo. Procurado pela reportagem do Notícia Preta, Ribeiro afirmou que apenas republicou o anúncio e que “não imaginei que o perfil solicitado pela empresa fosse causar celeuma no caminho de algumas pessoas”. O jornalista aproveitou para pedir desculpas e informar que a publicação já foi apagada.