O poeta e ilustrador, Henrique André, conduz, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, cinco encontros com objetivo de apresentar o Afrofuturismo, como uma narrativa afro-centrada que envolve passado, presente e futuro. A atividade vai do dia 13 de setembro a 18 de outubro, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e é gratuita e livre para todas as idades. As inscrições no Portal do Sesc já estão abertas.
O afrofuturismo é um movimento cultural, social e político, surgido na década de 50 a partir da música, da arte e da literatura, que aborda temas pertinentes à diáspora africana por meio de narrativas de fantasia e ficção científica, a partir da perspectiva e protagonismo de personagens e autores negras e negros.
Neste curso no Sesc Pinheiros, Henrique propõe refletir sobre a ancestralidade e as experiências, para pensar e refletir o hoje-cotidiano, plantando o amanhã e construindo o futuro. Ao final do curso, os participantes criarão seus próprios projetos de escrita iniciados.
Henrique André é designer Gráfico de formação, ilustrador, muralista, roteirista, escritor, artista e pesquisador Afrofuturista orgânico que busca inspiração no cotidiano e na ancestralidade. É membro do Coletivo “O futuro é preto”, grupo voltado para ações de tecnologia, inovação, educação e cultura usando como base e objeto de trabalho o Afrofuturismo. Atualmente, é colunista da seção Design Ativista da Mídia Ninja.
Com seis livros publicados: “Um conto na Antologia Afrofuturista: Futuros Pretos Possíveis” (2023); “Ananda: Por que sou tão pretinha?” (2023); “Afrofuturo, ancestral do amanhã” (2022); “SìgÌdÌ, o caminho” (2022); “Alágbára, o sonho” (2019) e “Memórias de lembranças esquecidas” (2014).
Serviço
Curso | Escrita Afrofuturista
Com Henrique André
De 13 de setembro a 18 de outubro. Quartas, 19h às 21h. Exceto dia 11 de outubro.
Local: Sala de Múltiplo Uso (3º andar)
Grátis | Livre | Vagas limitadas
Serviço:
Sesc Pinheiros
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
TEL.: 11 3095 9400
Leia também: Escola de Comunicação Antirracista tem inscrições abertas para primeiros cursos