O curta-metragem inédito “Deixa” com Zezé Motta como protagonista junto com Dan Ferreira, chega ao Festival de Cinema de Gramado, na edição deste ano, que acontece do dia 11 ao dia 19 de agosto. No curta da diretora Mariana Jaspe, Zezé é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão. No elenco estão ainda, Jéssica Ellen, Wilson Rabelo e Daniel de Souza.
Concorrendo na categoria de ‘Curtas Brasileiros’, o filme será exibido no evento no dia 12 de agosto. Um festival que chega a sua 51ª edição com ênfase no feminino – com cinco grandes homenageadas em 2023 – recebe novamente uma obra com Zezé Motta. O roteiro do curta também é assinado por Mariana Jaspe, e na trilha sonora, música de Luedji Luna.
Natural de Salvador, Mariana Jaspe estreou no cinema com o curta-metragem “Carne”, lançado em 2018, selecionado para mais de 30 festivais ao redor do mundo. “Deixa” é seu segundo filme. Especialista em Cinema, Televisão e Mídias Interativas pela Universidad Rey Juan Carlos, de Madrid, cursou Direção de Cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro. É roteirista do longa de ficção “Neuros”, de Guilherme Coelho, e dos documentários “Batekoo – Um filme de afeto”, em finalização, e “Quem é essa mulher”, a ser lançado ainda este ano.
De volta a Gramado
Zezé Motta retorna à Serra gaúcha onde protagonizou uma das homenagens mais emocionantes no Festival de Cinema de Gramado, ao receber o troféu Oscarito, em 2007. A começar pelo texto do cineasta Cacá Diegues, lido por José Wilker, no qual a saúda como princesa do Brasil, corrigido logo após pelo diretor Paulo Caldas: rainha, princesa não. E, após receber o troféu, soltou a voz. À capela cantou “O poder da criação”, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro. “Uma música que fala sobre o papel do artista e, mais do que isso, do papel que cada pessoa pode fazer na ordem das coisas, pois não estamos no mundo a passeio (embora muita gente se comporte como se assim fosse).”, ressaltou Zezé, conforme registro da Agência Estado.
Ficha Técnica
Elenco: Zezé Motta, Dan Ferreira, Wilson Rabelo, Jéssica Ellen e Daniel de Souza
Roteiro e Direção: Mariana Jaspe
1ª Assistente de Direção: Madara Luiza
Produção Executiva: Marco Pigossi
Produção: Erika Candido
Assistentes de Produção: Gabriela Freitas e Marina Luisa Silva
Produção de Locação: Alex Lemos e Caique Cerqueira
Catering: Cida
Direção de Fotografia: Fernando Marron
1ª Assistente de Câmera: Thais Grechi
2ª Assistente de Câmera: Lais Dantas
Still: Juliana Almeida
Elétrica: Luiz Alexandre da Silva e Renato Magalhães
Direção de Arte: Mauro Vicente Ferreira
Figurino: Thais Delgado
Maquiagem: Andrea Jovito
Assistentes de Arte: João Vithor de Carli e Rogério Chieza
Som direto: Leonardo Kraus
Desenho de som: Igor Cavalcante
Assistente de Som: Maxwell Sant’ Anas
Montagem: Ricardo Gomes
Assistente de Montagem: Lais Dantas
Color Grading: PSYCHONLOOK
Motoristas: Anderson Monteiro, Laelson Campanha Batista e Wanderson Neves Teixeira
Seguranças: Eliezer Silva Laelson e Campanha Batista
Tradução (inglês): Christina Rostworowski da Costa
Empresas Produtoras: Zezé Motta e Carcará Filmes
Apoio: Kilomba Produções
Distribuição: Borboletas Filmes & Pombagens
Leia também: Espetáculo “Para Meu Amigo Branco” estreia na Arena do Sesc Copacabana, no Rio