1 a cada 4 mulheres sofre violência obstétrica no Brasil, apontam números do Ministério da Saúde. Foi pensando na saúde dessas mulheres que Lettycia Vidal criou a Gestar, plataforma que oferece atendimento humanizado em parceria com profissionais da área da saúde obstetrícia, além de promoção de eventos e cursos voltados para o público interessado.
No episódio desta semana, Robelio Junior conversa com a publicitária, que se tornou doula, e empreende com a Gestar desde 2020. O episódio vai ao ar no canal do Voz Afro, no Youtube, nesta quarta-feira (26), às 14 horas. Lettycia conta como começou a se interessar pela área até empreender com a Gestar. Foi a partir da segunda gravidez da mãe, do seu irmão mais novo, que ela passou a conhecer os casos de violência obstétrica dentro da família, ouvindo relatos de diversas mães próximas a ela.
No processo de empreender, Vidal conta como foi se preparar até conseguir entrar em um projeto de aceleração para startups do Google e alcançar mais pessoas.
Ela fala também sobre o papel do homem desde a gestação até o pós-parto, e lembra que já existe a Lei do acompanhante, que dá direito da pessoa gestante a ter um acompanhante desde a preparação até a saída da sala de parto, importante para evitar qualquer tipo de violência obstétrica. Esses e outros assuntos importantes sobre cultura afro-brasileira e empreendedorismo negro você confere toda semana no Canal do Voz Afro.
Link do episódio: https://youtu.be/a0wCjTvjZhw
Leia também: Podcast ‘Voz Afro’ recebe Fillipe Dornelas, criador do aplicativo ‘Denga Love’