Nesta sexta-feira (06) o Amapá entra no seu 4º dia de apagão em 13 dos 16 municípios do estado. Quase 90% da população está há 60 horas sem energia elétrica. O apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia na capital, na noite de terça-feira (3).
A falha afeta o funcionamento das redes de telefonia fixo, móvel e de internet, que funcionam de maneira limitada.
80% da população do Amapá é negra e indígena. Devido ao apagão, milhares de pessoas estão sem água encanada, internet e serviços de telefonia quase não funcionam e a maioria dos postos de gasolina não tem gerador. Os caixas eletrônicos também pararam e máquinas de cartão não funcionam, o que impossibilita as pessoas não conseguem fazer compras.
Nesta sexta-feira (06), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque disse que pretende restabelecer toda a energia no estado do Amapá em até 10 dias. Ele explicou que o plano para tentar restaurar a energia em 70% do estado até esta quinta (5) não deu certo, porque a operação é “complexa”.
“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo, e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, disse o ministro.
Na quinta-feira (5), a prefeitura decretou estado de calamidade pública em Macapá.
0 Replies to “89% da população do Amapá está sem luz e estado entra no 4º dia de apagão”