46% dos trabalhadores no Brasil estão estressados, aponta estudo

pexels-mikhail-nilov-8297139-1.jpg

A sensação de estresse, tristeza e raiva é mais comum que se imagina entre os trabalhadores. Segundo o estudo “State Of The Global Workplace”, da Gallup, 46% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, ocupando o sétimo lugar no ranking de países da América Latina.

Quando se trata de tristeza e raiva os números são um pouco menores, mais ainda sim, impactantes: 25% e 18%, respectivamente. Assim, o Brasil fica em quarto lugar nesse mesmo ranking, com relação aos sentimentos de raiva e tristeza.

Os dados são do estudo “State Of The Global Workplace”, da Gallup /Foto: Pexels

Ao longo do estudo foram ouvidas cerca de 1000 pessoas por país, em entrevistas feitas por telefone. Os países que superam o Brasil no ranking do estresse são: trabalhadores da Bolívia (55%), República Dominicana (51%), Costa Rica (51%), Equador (50%), El Salvador (50%) e Peru (48%) estão ainda mais estressados.

Mas quando são adicionados dados sobre raiva e tristeza, o Brasil passa a subir no ranking, fica atrás apenas de Bolívia, Jamaica e Peru. Mas de maneira geral, quando o mundo todo foi analisado, os ddaos se destacam por também serem altos: 41% dos trabalhadores sentiram estresse no dia anterior, 21% sentiram raiva e 22% sentiram tristeza.

Todo esse estresse pode afetar no desempenho desses trabalhadores. De acordo com dados recém coletados pelo Ministério da Previdência Social, em 2023 foram 145 mil brasileiros afastados por questões mentais, número 45% maior do que o último registrado no período. 

Leia também: Mais de 590 trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão em maior operação da história

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top