200 mil famílias de Salvador estão em situação de extrema pobreza, afirma prefeitura

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), em entrevista nesta sexta-feira (14), disse que a cidade de Salvador possui mais de 200 mil famílias em situação de extrema pobreza, principalmente pela pandemia da Covid-19, que já dura dois anos.

Salvador possui mais de 220 mil famílias em situação de pobreza – Foto: Agência Brasil

Para a divulgação desses números, Reis utilizou como base o cadastro no Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do Governo Federal que substitui o Bolsa família. Segundo ele, das 228 mil pessoas cadastradas para receber o Auxílio Brasil, 201 mil estão em situação de extrema pobreza, com renda mensal de R$ 100. “A gente poderia ter motivos para comemorar, porque pela primeira vez a gente chega a número tão elevado de famílias beneficiadas. Mas esses números mostram o quanto nossa cidade empobreceu, o quanto as famílias estão passando dificuldade”, afirmou.

Leia também: Amazonas: moradores desenterram frango em lixão para comer

Ainda segundo o levantamento da prefeitura, outras 18 mil famílias estão em situação de pobreza. Cerca de 34 mil famílias foram incluídas para receber o Auxílio Brasil no mês de janeiro. Outras 13 mil, em situação de extrema pobreza também poderão ser beneficiadas com o programa do governo Federal. Ao todo, Salvador receberá R$ 40 milhões, em janeiro, e conta com 220.228 pessoas cadastradas no auxílio.

Em dezembro do ano passado, o ministro da economia, Paulo Guedes, disse que “discutirá a pobreza na campanha eleitoral deste ano”. O ministro sugeriu que a venda de ativos federais sejam voltados para um fundo de combate à pobreza, que repassaria uma parte para pessoas mais vulneráveis. “Tem um negócio chamado fundo de erradicação da pobreza, sem dinheiro, sem gasolina. Enche o tanque do fundo, vende alguns ativos aqui e enche o tanque do fundo“, afirmou o ministro.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.