Câmara anuncia Zileide Silva como primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo

WhatsApp-Image-2024-05-24-at-08.15.27-1.jpeg

A Câmara dos Deputados anunciou nesta quarta-feira (22), que a jornalista Zileide Silva é a primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A premiação foi criada em outubro do ano passado, após votação no plenário. A jornalista receberá a premiação em uma sessão solene marcada para o dia 7 de agosto, na Câmara.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Os candidatos são indicados pelos líderes partidários e a escolha dos vencedores é feita pela maioria dos deputados integrantes da Mesa Diretora. Nascida em São Paulo, a repórter Zileide Silva trabalha na emissora Globo desde 1997, e como parte do premiação, vai receber uma medalha e um diploma direcionado ao “profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro”, conforme indica o objetivo da premiação que será concedida anualmente.

Zileide Silva, foi a vencedora da primeira edição premiação /Foto: Reprodução/TV Globo

Ano passado, Zileide falou sobre a importância de Glória Maria em sua carreira durante uma participação no “Fantástico”. “Se hoje, eu, uma mulher negra, uma jornalista negra, uma repórter negra, estou aqui cobrindo Brasília para uma grande emissora, eu devo muito disso, é claro, para a Gloria Maria“, declarou ela.

No comunicado que anunciou a premiação, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Segunda-Secretária da Mesa Diretora, destacou a importância do parlamento brasileiro em reconhecer a jornalista com o prêmio Glória Maria. “A Câmara dos Deputados se sente fortalecida com o trabalho ético, que valoriza a liberdade de expressão e fortalece a democracia, realizado pela jornalista”, Declarou.

A jornalista já foi correspondente em Nova York, onde participou da cobertura do 11 de setembro e, desde 2009, é repórter especial em Brasília, onde se dedica à cobertura do Poder, acompanhando o dia a dia no Congresso Nacional. Zileide também já passou pela rádio Jornal de São Paulo, Rádio Cultura Brasil, Rede Bandeirantes, TV Cultura e SBT.

Leia também: Prêmio Glória Maria de Jornalismo é aprovado na Câmara

Deixe uma resposta

scroll to top