WorkShow ‘Guitarra Nordestina’ oferece apresentações gratuitas no Recife

Foto_Mauricio-Barreto-scaled-e1731605240454.jpg

Projeto cultural, que mistura música e conhecimento, acontece nos dias 21 e 22 de novembro, com exibições para o público de todas as idades, com audições na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical e no Paço do Frevo

Imagine o som da guitarra, violão e viola, reverberando como se fossem o próprio pulsar do sertão, das festas populares e dos folguedos que correm soltos pelas ruas. Pensando nesta atmosfera musical que envolve o imaginário, o Recife, reconhecido como Cidade da Música, abre as portas para receber, pela primeira vez, o WorkShow Guitarra Nordestina: Afluentes e Confluências. O evento, que mistura tradição e inovação, tem como proposta  resgatar e celebrar a música popular nordestina em toda a sua essência.

Com apresentações gratuitas nos dias 21 e 22 de novembro, o projeto faz parte de uma itinerância musical que percorrerá escolas, equipamentos culturais e sociais em várias regiões da cidade, ampliando o acesso à democratização da arte. Todas as apresentações são gratuitas e para o público de todas as idades. 

A estreia da mostra será na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, localizada na Rua da Aurora, nº 439, bairro da Boa Vista, às 19h. Com performances dos renomados músicos pernambucanos Luciano Magno e Liêve Ferreira, o workshow busca oferecer  ao público uma experiência interativa e didática, permitindo que os espectadores façam perguntas, explorem os instrumentos e participem ativamente da apresentação.

O público será agraciado com uma fusão especial de clássicos do cancioneiro nordestino e obras autorais dos músicos. “Vamos levar para plateia interpretações de canções como “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, “Eu Só Quero um Xodó” de Dominguinhos e “O Canto da Ema” de Jackson do Pandeiro, que são ícones do nosso cancioneiro nordestino” antecipou  Luciano Magno, com sua extensa carreira internacional e contribuições para a música popular brasileira.

O projeto, que tem como proposta promover um resgate da música popular nordestina e criar pontes entre o passado e o futuro, entre as gerações que vivenciaram os grandes mestres e as que estão descobrindo essa riqueza cultural agora, também será um espaço para relevar trabalhos autorais da dupla.  “Queremos que o público entenda como a combinação de acordes e técnicas transforma a música. Desde os arpejos mais delicados do violão até as explosões rítmicas da guitarra, vamos mostrar como essa sonoridade nasce e se conecta com a cultura nordestina “ destacou Liêve Ferreira, conhecido por seu trabalho técnico e sua atuação ao lado de grandes nomes da música regional. 

o Recife, reconhecido como Cidade da Música, abre as portas para receber, pela primeira vez, o WorkShow Guitarra Nordestina: Afluentes e Confluências – Foto: divulgação.

O workshow integra um ciclo de apresentações que será realizado em diversos espaços da da capital pernambucana, levando a música popular nordestina a diferentes públicos. A apresentação no Paço do Frevo, espaço cultural dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, localizado no Bairro do Recife, sediará a segunda apresentação do projeto no dia 22 de novembro, às 20h. A mostra marca o pontapé para agenda cultural do 7º Encontro de Pesquisadores do Frevo, um dos eventos mais aguardados pelos estudiosos e amantes do ritmo, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

Sobre os artistas:

Luciano Magno é um renomado guitarrista, violonista, compositor e produtor musical, nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado em Recife. Com uma vasta carreira internacional, já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Dominguinhos e Hermeto Pascoal, e é reconhecido por sua contribuição para a renovação do frevo. 

Liêve Ferreira, por sua vez, é compositor, produtor, guitarrista e violeiro pernambucano, com 16 anos de carreira dedicados à música nordestina. Ele já foi apresentado ao lado de artistas como Maestro Spok, Mestre Gennaro e o projeto Augusto Silva & Frevo Novo, e é conhecido por seu trabalho de valorização da guitarra nordestina, incluindo a criação de um curso dedicado ao tema.  Também é autor do livro “Guitarra Nordestina: Motivos e Frases” (2022 – DPXeditorial); e criador da Comunidade Guitarra Nordestina.

Leia mais notícias: Técnico Roger Machado reflete sobre racismo no futebol durante mês da Consciência Negra: “Não deveria ser abordado somente neste mês”

Deixe uma resposta

scroll to top