A Câmara de Vereadores de Salvador, na capital baiana, aprovou a entrega da medalha Zumbi dos Palmares ao jogador Vini Jr. O astro do Real Madrid, que foi nomeado como melhor jogador do mundo pela FIFA, receberá a honraria que é concedida a pessoas com destacada atuação contra o racismo. A aprovação ocorreu nesta terça-feira (17).
O responsável pela indicação do jogador foi o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que comentou com o Bahia Notícias a coincidência da aprovação da honraria ter ocorrido justamente no dia em que recebeu o prêmio de melhor do mundo pelo FIFA The Best.
“Foi muito bonito terem aprovado logo hoje, quando ele foi recompensado certo, pela perda [na Bola de Ouro]. Mas foi muito bonito muito importante para Casa, e pra ele, e pra resistência do povo negro. A resistência do que ele é, do que ele se tornou no ponto de vista de combate ao racismo no mundo inteiro”, disse ao Bahia Notícias.
Entretanto, ainda não há previsão de entrega da medalha, já que a agenda de Vinícius precisa bater com a da Câmara. Mesmo o vereador não tendo sido reeleito para o cargo de vereador em 2025, isto não será um problema, já que a medalha será entregue pela câmara.
“Quem tem que chamar a sessão é um vereador ou uma vereadora. Eu tive o mandato interrompido, mas a relação a relação importante que eu tenho com o presidente [da Câmara, Carlos Muniz], com demais vereadores, eu vou tentar fazer isso no início do ano ou no dia que a seleção vier aqui, até porque eu preciso saber da disponibilidade dele também”, afirmou edil ao Bahia Notícias .
Melhor do mundo
O Brasil voltou ao topo do futebol mundial com um brasileiro eleito como melhor jogador do mundo, após 17 anos. O atacante Vini Jr., do Real Madrid, foi eleito o vencedor do prêmio The Best, que coroa o melhor atleta da última temporada.
A cerimônia de premiação ocorreu em Doha, capital do Catar, nesta terça-feira (17), aonde também será a final da Copa Intercontinental de Clubes, nesta quarta. O brasileiro de 24 anos superou nomes como Rodri, contrariado vencedor da Bola de Ouro, Jude Bellingham e Lionel Messi, oito vezes vencedor do prêmio.
Leia mais notícias por aqui: “Meu propósito é quebrar as barreiras e celebrar cada conquista”, diz Ana Carolina Valentim, Gerente de Marketing Global de Seda, da Unilever