A liga organizadora do Campeonato Espanhol, conhecida como La Liga, apresentou nesta terça-feira (03) duas denúncias aos órgãos judiciais administrativos e esportivos espanhóis pelos cânticos racistas contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, carinhosamente chamado de Vini Jr. . O jogador brasileiro foi alvo de ataques racistas por torcedores do Real Valladolid, durante uma partida na última sexta-feira (30).
Vinícius Júnior saiu de campo aos 42 minutos do segundo tempo enquanto era atacado por gritos de “macaco”, além de sons que imitavam o animal. Os torcedores do Valladolid, que perdeu de 2×0 do Real Madrid, ainda arremessaram objetos em direção ao jogador.
O jogador brasileiro se manifestou nas redes sociais e criticou a organizadora do campeonato e disse pelo Twitter: “Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e LaLiga segue sem fazer nada“. Em resposta Javier Tebas, presidente de LaLiga disse que Vini Jr estava “mal informado”.
“A @laliga combate o RACISMO há anos. @vinijr é injusto e não é verdade publicar que “@laliga não faz nada contra o racismo”, se informe melhor. Estamos à sua disposição para que TODOS JUNTOS, possamos caminhar na mesma direção”, disse Tebas também pelo twitter.
Leia mais: Após sofrer mais um ataque racista, Vinícius Jr diz que Liga Espanhola ‘segue sem fazer nada’
Nesta terça-feira (03), cinco dias depois do ataque racista, a LaLiga informou oficialmente que incrementará os esforços que realiza de forma contínua para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia, dentro e fora dos estádios.
A organização disse que vai aumentar o número de oficiais de integridade e vai emitir mensagens nos jogos em que “se considera que exista o risco de possíveis comportamentos racistas nas arquibancadas”.
0 Replies to “Depois da reclamação de Vini Jr., Liga Espanhola apresenta denúncias contra racismo sofrido pelo jogador”