Manifestantes protestam em frente ao consulado da Espanha, em São Paulo, em apoio a Vini Jr.

Fw19OziXwAU7fqC.jpg

Brasileiros protestaram pacificamente em frente o consulado da Espanha em apoio a Vinicius Junior, na última terça- feira (23). Os movimentos sociais e movimento negro saíram em defesa do jogador brasileiro.

Luka Franca, militante do Movimento Negro Unificado (MNU), esteve no protesto e publicou “Agora, aqui na frente do Consulado Espanhol! É a decolonialidade que move a luta contra o racismo!”. Cartazes com a frase “A Europa é indefensável” e “Chega de racismo” foram usados pelos manifestantes.

Foto: Reprodução Twitter Luka Franca

Sete pessoas foram detidas na Espanha nesta terça-feira (23) em decorrência dos casos de racismo contra Vinicius Junior. Quatro suspeitos foram presos por estarem envolvidos na colocação do boneco que fazia alusão ao jogador. Outras três pessoas foram presas tendo sido identificadas pelo Valência como autores dos insultos contra Vinicius na partida de domingo (21).

Leia mais: Polícia Espanhola prende 7 suspeitos de ataques racistas contra Vinicius Jr.

Pôster rasgado

Na manhã desta quarta-feira (24), o pôster do atacante que fica na fachada do estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, amanheceu rasgado. Ao lado dele, o também atacante francês, Karim Benzema, que ficou intacto.

Ainda nesta manhã, o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os atos de racismo contra o jogador. Em coletiva de imprensa, Türk destacou que as ofensas são um “lembrete gritante” da prevalência do racismo no esporte. “Apelo aos organizadores de eventos desportivos para que tenham estratégias de prevenção e combate ao racismo”, disse.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top