Imagens registradas pelo circuito de segurança e monitoramento do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram que policiais militares que estavam no local no dia 8 de janeiro, no momento da invasão dos Três Poderes desfizeram a barricada, facilitando o acesso de vândalos aos prédios.
Os vídeos foram divulgados pelo próprios STF, na tarde desta quarta-feira (25), e agentes da Polícia Federal, que investigam o caso, já haviam tido acesso a elas. Em determinado ponto dos vídeos, o caminhão da Tropa de Choque deixa o local e desce em direção à Praça dos Três Poderes.
Para o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Fábio Vieira, houve omissão por parte da Polícia Legislativa e da Polícia Judicial. Além disso, ele diz que a corporação não facilitou nenhum acesso de manifestantes aos prédios.
“O dispositivo da PM era o dispositivo-padrão: uma linha na frente, acompanhando todo o gradil, do MJ (Ministério da Justiça) ao Itamaraty. “eles [os terroristas] romperem o gradil, não se viu policiais do Legislativo. Que, no STF, quando chegou, viu um efetivo muito pequeno da polícia judicial”, afirma em entrevista ao Metrópoles.
Além de toda depredação realizada no interior dos três locais invadidos, Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto, os vídeos mostram também os terroristas usando e roubando togas, usadas pelos ministros da Suprema Corte durante deliberações no Plenário da Casa.
Leia também: Ministério da Cultura volta a assumir prédio na Esplanada dos Ministérios
Até o momento, a Justiça Federal já identificou 72 pessoas físicas e 8 empresas que financiaram os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Ao todo, R$ 18 milhões já foram bloqueados das contas dessas pessoas e empresas e os recursos serão utilizados para reparar os danos aos prédios públicos.
Procurada para falar sobre a operação, até o fechamento desta matéria, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não havia se manifestado.
0 Replies to “Vídeos inéditos mostram que PMs facilitaram invasão dos Três Poderes”