“Nunca seremos colônia de outro país” diz Delcy Rodríguez, vice de Maduro

Screenshot-2026-01-03-18.01.33.png

Foto: Agência Publica ANDES

A vice-presidente da Venezuela convocou ministros e população venezuela para resistir a intervenção dos EUA. Dercy também afirmou que Maduro é o único presidente do país.

Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela se manifestou após Trump afirmar que EUA assumiria o governo da Venezuela de forma interina. A vice-presidente em pronunciamento transmitido na televisão pública convocou ministrou e a população venezuelana para resistir a intervenção feita pelos Estados Unidos no governo do país e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”. 

Rodríguez também disse que Nicolás Maduro continua sendo o único presidente do país e que a captura feita pelos EUA, é classifica por ela como um “sequestro”  promovido pelo país americano.

“A Venezuela só tem um presidente: Nicolás Maduro”, disse Rodríguez.

Foto: Agência Publica ANDES

O pronunciamento foi feito em Caracas, ao lado do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da vice-presidente, além do ministro do Interior, Diosdado Cabello, e dos titulares das pastas das Relações Exteriores e da Defesa.

Segundo o jornal “The New York Times”, mais cedo Delcy Rodríguez teria tomado posse como presidente interina em cerimônia secreta, porém, a vice-presidente não mencionou a suposta posse em seu pronunciamento.

A vice-presidente é figura central do chavismo no país, filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador da Liga Socialista, partido marxista, morto em 1976 enquanto estava sob custódia policial, e de Delcy Gómez. É irmã de Jorge Rodríguez Gómez, ex-vice-presidente da Venezuela e ex-prefeito de Caracas, um dos principais articuladores políticos do regime.

Leia também: Trump diz que EUA vão administrar Venezuela interinamente e que petroleiras norte-americanas começarão atuar no país

Anteriormente, Trump foi perguntado se a líder opositora venezuelana, María Corina Machado, seria colocado no poder do país pelos EUA, Trump disse “ainda estou decidindo sobre o futuro da Venezuela” e afirmou que “Tem a vice-presidente (Delcy Rodríguez) também”

Trump divulgou uma imagem de Maduro, o presidente da Venezuela aparece vendado com óculos, de moletom e supostamente algemado e afirmou que o Nicolás Maduro e a esposa estariam a caminho de Nova York a bordo de um dos navios da Marinha norte-americana posicionados no Caribe desde o fim de 2025.

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top