“Moldando o Estilo Negro”: valorização da cultura e identidade negra é tema do Met Gala 2025

image-3.png

O dress code do Met Gala 2025 foi divulgado pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova York esta semana, com o tema “Tailored for You”, traduzido como “Feito Sob Medida para Você”. O evento marca a abertura da exposição “Superfine: Tailoring Black Style “, em tradução livre “Impecável: Moldando o Estilo Negro”, no dia 05 de maio. 

Segundo a Vogue, o tema da exposição, que foi divulgado no dia 09 de outubro de 2024, busca protagonizar o estilo e a formação de identidades negras, ao retratar o dândi negro. De acordo com o  acervo ancestral Primeiros Negros, o conceito é relacionado à história da moda de homens negros que se apropriavam e ressignificavam elementos dos brancos, para projetar sua identidade e estilo, além de protestarem de maneira não violenta ao racismo, estereótipos e opressão sofridos. Essas peças eram marcadas pela elegância, sofisticação e estética e seu significado político e cultural ganharão centralidade pela primeira vez no evento.

Imagem de um homem negro da década de 1940, representando o estilo Dândi Negro (Foto: reprodução/The Metropolitan Museum of Art/NY)

A exposição, de maio a outubro desse ano, será composta por peças de roupa, fotografias, artes, textos históricos e artefatos voltados para a valorização da moda masculina, temática que não havia sido retratada há mais de 20 anos, visto que a última exibição com o protagonismo para a moda masculina havia sido realizada em 2003, intitulada “Men in Skirts”. 

A inspiração é do livro da curadora e convidada Monica L. Miller, “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity“, obra de 2009. Segundo a Vogue, o evento será dividido em 12 sessões, cada uma simbolizando uma característica do estilo dândi: “Propriedade, Presença, Distinção, Disfarce, Liberdade, Campeão, Respeitabilidade, Jook (um espaço para atividades de lazer), Patrimônio, Beleza, Cool e Cosmopolitismo.”

A “maior noite da moda”, como o Met Gala é conhecido mundialmente, arrecada fundos para o Metropolitan Museum of Art todos os anos na primeira segunda-feira de maio. A noite reúne estrelas da moda, cultura e modelos da indústria e terá como co-anfitriões Lewis Hamilton, ASAP Rocky e Pharrell Williams.

Leia também: “O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”, Ministério da Cultura repudia tratamento dado ao artista no Grammy

Êmily Reis

Êmily Reis

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa em 2025, possui experiência em assessoria de imprensa, organização de eventos e comunicação institucional pela mesma Universidade. Atualmente, atua como jornalista em uma rádio local da cidade de Ponte Nova.

Deixe uma resposta

scroll to top