Em comunicado emitido na última quinta-feira (9), o Real Valladolid declarou que está tomando providências para identificar e punir os torcedores que praticaram racismo contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid.
O brasileiro foi vítima de insultos raciais no jogo da 15ª rodada do Campeonato Espanhol, em dezembro do ano passado. Na nota, a equipe diz que já identificou 10 torcedores que estavam envolvidos com o episódio de intolerância.
O clube também informou que suspenderá o título de sócio torcedor dos acusados e também os denunciará à justiça. “A entidade não considera seus torcedores racistas, mas o cometimento desses incidentes específicos os obrigou a tomar as medidas cabíveis”, afirmou o Valladolid no comunicado.
Vale lembrar que o dono do time espanhol é Ronaldo Fenômeno. Na época dos ataques, o brasileiro ficou do lado de Vini Jr. e se manifestou em solidariedade ao atleta de 22 anos. O camisa 20 do Real Madrid vem sofrendo com atos preconceituosos em diversas partidas nesta temporada.
Confira, abaixo, a íntegra do comunicado do Valladolid:
“O Real Valladolid comunicou a uma dezena de seus sócios as medidas cautelares adotadas pelo Órgão de Disciplina Social do Clube, em relação aos fatos ocorridos durante a partida contra o Real Madrid, classificados como racismo e intolerância. A entidade não considera seus torcedores racistas, mas o cometimento desses incidentes pontuais os obrigou a tomar as medidas cabíveis.
O clube colaborou para a identificação policial destas pessoas e foram explicadas aos interessados as três linhas de atuação que encontrarão: a realizada pelo Real Valladolid, a dependente da Comissão Estatal contra a Violência, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, e aquela que será desenvolvida pela Justiça comum.
A medida cautelar implica a suspensão imediata dos cartões de sócio destas pessoas até à resolução do processo, que ocorrerá no prazo máximo de um mês. Com base no Regulamento Interno de Sócios e Espectadores Gerais do Estádio José Zorrilla e no Regulamento do Órgão de Disciplina Social do Clube, estes associados dispõem de quinze dias para apresentar as alegações que considerem oportunas”.
0 Replies to “Valladolid punirá torcedores que praticaram racismo contra Vinicius Junior”