USP tem inscrições abertas para bolsas de pós-doutorado para pesquisadores negros

20230330_pesquisadoresnegros.webp

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o edital de bolsas de pós-doutorado para pesquisadoras e pesquisadores negros até o dia 10 de maio. O edital vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está disponibilizando 50 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para o curso que tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Para se inscrever e concorrer às bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o candidato precisa ser brasileiro, ter concluído o doutorado e possuir traços fenotípicos que o caracterizem como preto ou pardo. As inscrições são feitas com o preenchimento de um formulário online e envio do currículo Lattes atualizado.

USP
Programa de bolsas da USP disponibiliza 50 bolsas de pós-doutorado para pessoas negras. Foto: Pexels

Além disso, o edital disponível na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Para a inscrição, o candidato também precisa enviar uma fotografia recente, a autodeclaração racial, o projeto de pesquisa e plano de trabalho. Os trabalhos selecionados precisam visar a ampliação e a ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionados a todas as áreas do conhecimento. 

A seleção dos bolsistas e trabalhos, que será divulgada no dia 30 de junho, será feita por avaliação do Plano de Trabalho, análise por mérito acadêmico e pela contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e avanço do conhecimento em sua área de incidência. O currículo e a experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto também serão avaliados no processo.

Além do valor da bolsa, os escolhidos tem direito a receber um valor adicional de 10% do valor da bolsa para ser usado para pagar diárias e passagens aéreas, participação em eventos, publicação de artigos e compra de material de consumo para pesquisa.

Leia também: Instituto abre edital para instalações de arte urbana de São Paulo

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top