Há pouco mais de 2 meses, o comunicólogo Acácio Jacinto assumiu o cargo de Gerente Executivo Regional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, o especialista em Gerenciamento de Iniciativas Antirracista e em Gestão e Gerenciamento de Projetos, que diz ser um “construtor de pontes dedicado à comunicação pública e a transformação social“, falou sobre a importância de sua nova missão.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
“O cargo representa para mim uma oportunidade singular de contribuir de forma significativa, tanto pessoal quanto profissionalmente. Em um nível pessoal, estar imerso em uma missão maior de promover o acesso à informação e à cultura é algo que considero essencial para o desenvolvimento da sociedade. Profissionalmente, ocupar este cargo é um desafio gratificante que exige uma combinação de habilidades de liderança, gestão e visão estratégica“, explica o carioca.
Ainda de acordo com Acácio, representar institucionalmente a EBC “implica estar na linha de frente, interagindo com diversas comunidades, entendendo suas necessidades e buscando formas de atender a esses requisitos da melhor maneira possível“, e também “supervisionar a aplicação de recursos técnicos, logísticos, humanos e financeiros para alcançar os objetivos estabelecidos“.
Criado no subúrbio do Rio, Acácio não se limitou às tantas especialidades e formações que possui, e se mantém por perto do universo da educação, para além da área da comunicação, ao participar de iniciativas como o Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes da Universidades Brasileiras. Mas também participa de projetos sobre a questão racial, como a a Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial.
Além disso, com 15 anos de experiência com iniciativas negras do terceiro setor, e atuando por mais de 15 anos na Fundação Roberto Marinho, sendo parte dele ocupando o cargo de Gerente Executivo do Canal Futura, por muitos anos Acácio uniu a transformação social ao poder da comunicação. E essa experiência o levou a continuar com o mesmo objetivo na EBC.
“Essa vivência me proporcionou uma compreensão mais profunda das questões de diversidade, inclusão e equidade, que são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho, especialmente em uma empresa de comunicação pública. Estar envolvido em iniciativas voltadas para a comunidade negra me permitiu desenvolver uma sensibilidade extra para as necessidades e desafios enfrentados por grupos minoritários“, explica o comunicólogo, que continua:
“Minha experiência no terceiro setor me ensinou a importância da colaboração e da construção de parcerias sólidas com organizações da sociedade civil e outras entidades. Isso será fundamental ao gerenciar projetos específicos da regional e coordenar projetos transversais na EBC, onde a cooperação com diferentes stakeholders é essencial para o sucesso do nosso trabalho“, disse.
Leia também: Rapper denuncia racismo ambiental no contexto da tragédia no RS