Uma em cada quatro crianças menores de 5 anos vive em situação de pobreza alimentar grave

cee5cf4e-767f-4e4f-a5ad-b27f05449a84.jpeg

A nível global, uma em cada quatro crianças (27%) vive em situação de pobreza alimentar grave na primeira infância. Isso significa 181 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade passando por essa situação, segundo o estudo Pobreza Alimentar Infantil: Privação Nutricional na Primeira Infância divulgado nesta quinta-feira (06), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O estudo abrange nações de língua portuguesa. No Brasil, 8% das crianças enfrentam uma grave situação de pobreza alimentar infantil, enquanto na Guiné-Bissau esse percentual é de 53%, em São Tomé e Príncipe é de 22%, e em Timor-Leste é de 30%.

A pobreza alimentar infantil severa afeta todas as regiões do mundo, porém de maneira desigual: mais de dois terços (68%) das 181 milhões de crianças nessa condição vivem no Sul da Ásia e na África Subsaariana.

No Brasil, 8% das crianças enfrentam uma grave situação de pobreza alimentar infantil – Foto: Arquivo Agência Brasil

Veja o número de crianças vivendo em situação de pobreza alimentar infantil e pobreza alimentar infantil grave, por região:

  • Sul da Ásia – 64 milhões
  • África Ocidental e Central – 31 milhões
  • África Oriental e Austral – 28 milhões
  • Ásia Oriental e Pacífico – 17 milhões
  • Oriente Médio e norte da África com 10 milhões.
  • América Latina e Caribe concentram 5 milhões.

O relatório mostra que os três principais fatores de pobreza alimentar infantil grave são: ambientes
alimentares deficientes para as crianças, práticas alimentares deficientes na primeira infância e
pobreza de rendimentos familiares que afetam as crianças e as suas famílias.

“Concluímos que os sistemas alimentares, de saúde e de proteção social estão a violar o direito das crianças a uma boa alimentação e nutrição. Contudo, o progresso na redução da pobreza alimentar infantil grave é possível quando são tomadas medidas para ativar estes sistemas”, diz o relatório.

Em aproximadamente 100 países de baixa e média renda analisados, estima-se que mais de 440 milhões de crianças menores de cinco anos vivam em situação de pobreza alimentar. Das 181 milhões que enfrentam pobreza alimentar severa, consomem no máximo alimentos de apenas dois grupos.

Confira o estudo completo.

Leia mais notícias aqui: Segundo estudo, quase 47 milhões de toneladas de entulho são gerados no RS devido às chuvas extremas

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top