UFSB aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa a Mano Brown

20221011-mano-a-mano_mano-brown_credito-pedro-dimitrow_l1010096.jpg

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou, nesta quarta-feira (16), a concessão de título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, membro do grupo de rap Racionais MC’s.

De acordo com a reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, a proposta do título a Mano Brown decorre da importância do artista “na arte, na cultura e especialmente na interlocução com jovens negros e negras de periferia que veem na música de Mano Brown uma forma de expressão que lhes dá voz, quando a sociedade lhes nega”.

Para Richard Santos, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB, a titulação do artista chama a atenção para a importância do hip hop nas periferias das cidades brasileiras. “É algo que aponta para a importância do que o hip hop nos tem deixado de legado ao longo dos anos, a identidade das periferias e a possibilidade do sonho diante de tanta miséria e sufocamento”.

MANO BROWN
UFSB aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa a Mano Brown

LEIA TAMBÉM: Mano Brown recebe Bela Gil e Dra. Denize Dornellas em novo episódio do podcast Mano a Mano

Mano Brown é referência

Principal nome do rap brasileiro e responsável por popularizar este gênero musical, Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown, é nascido e criado no Capão Redondo (SP). Suas letras são famosas por sempre terem muita reflexão e consciência política e social.

Na companhia do grupo Racionais MC’s, formado em 1988, Brown foi vanguarda na Música Popular Brasileira ao trazer o rap para cena brasileira. Com letras fortes que mostram a realidade da periferia, Mano Brown fez poesia ao retratar a vida marginalizada do preto favelado.

Deixe uma resposta

scroll to top