UEFA não considera racista gesto supremacista branco feito por jogador da seleção austríaca

GettyImages-1323371893-600x400-1.jpg

No último jogo entre Áustria e Macedônia do Norte, o jogador Marko Arnautović, ao comemorar seu gol fez uma possível manifestação de supremacia branca, o símbolo de ‘white power’, em tradução literal ‘poder branco’, com as mãos. O Comitê Disciplinar da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) informou a Federação Austríaca de Futebol (OFB) que por conta desse fato o jogador ficou suspenso por uma partida, o jogo da quinta-feira (17), contra Holanda. A comemoração do jogador foi classificada como “um insulto ao adversário”, não as considerando racistas pela Uefa, o que implica na pena mínima da entidade. 

Arnautović já havia se pronunciado em suas redes sociais um pedido de desculpas e um esclarecimento dizendo não ter dito palavras, ou feito gestos de cunho racial. “Admiti publicamente minha má conduta na celebração do gol por minha própria iniciativa, mesmo antes do início do processo, e pedi desculpas por isso. Houve declarações lamentáveis de ambos os lados, mas as provocações não justificam o meu comportamento. Imediatamente, após o jogo, houve um debate e um pedido de desculpas mútuo. Eu cresci com pessoas de diferentes países e culturas e defendo a diversidade de forma muito clara. Todo mundo que me conhece sabe disso. É muito importante para mim, pessoalmente, enfatizar isso. Junto com a federação, eu defendo tolerância e integração em todas as áreas da sociedade”, explicou. 

“A integração é tão importante para mim através da minha própria história, gostaria de aproveitar este caso como uma oportunidade e disponibilizar 25.000 euros para o meu projeto de integração, no qual atuo como patrono, para que o meu mau comportamento seja também uma boa consequência para mais coesão. Acima de tudo, quero ser um bom modelo para crianças e jovens”, completou o jogador. 

Esse gesto feito pelo jogador é conhecido como uma manifestação supremacista Foto: Daniel Mihailescu – Pool/Getty Images

Leia também: Casos de racismo no futebol aumentaram 235%: “Os racistas estão se expondo mais”

O fato ocorreu  nos minutos finais do jogo de estreia da Eurocopa, no momento em que o jogador marcou o terceiro gol da Áustria na vitória sobre a Macedônia do Norte, no último domingo (13). Durante a comemoração, Marko, foi filmado fazendo um gesto com as mãos, com o dedo indicador junto ao polegar. Além disso, atacou verbalmente os adversários, principalmente o lateral Alioski, que possui raízes albanesas. O jogador foi contido pelo capitão da equipe, David Alaba, um jogador negro, que colocou as mãos sobre o seu rosto. 

1 Reply to “UEFA não considera racista gesto supremacista branco feito por jogador da seleção austríaca”

  1. Carlos carson lima disse:

    Alioski é de origem albanesa, e o atacante austríaco tem nacionalidade sérvia. São duas nações rivais…treta antiga desses brancos…Percebeu o mimimi ? Ai ja aparece alguem falando que o cara é white power…..é pro cucair da bunda mesmo.

Deixe uma resposta

scroll to top