A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) lançou, nesta terça-feira (23) a campanha “Se Liga, Hein!”, que visa incentivar a emissão do título de eleitor entre os adolescentes de 16 e 17 anos, que o voto é facultativo.
Para Rozana Barroso, presidente da Ubes, muitos estudantes não sabem que, em 1988, durante as discussões da Assembleia Constituinte, a UBES fez parte da luta que conquistou o voto facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. “Esses mesmos estudantes secundaristas, “cara-pintadas”, foram os principais personagens da campanha “Fora Collor!”, que, em 1992, arrastaram multidões pelo país após o presidente Fernando Collor de Mello se envolver em escândalos de corrupção. E a volta do nosso protagonismo nunca se fez mais urgente”, explica.
Leia também: Enem 2021 tem 26% de abstenção, segundo Inep
Segundo a direção da Ubes, a campanha é baseada em ações dos Grêmios Estudantis dentro das escolas, panfletagem e informações nas mídias sociais. A ideia é disponibilizar as informações, principalmente que hoje se pode tirar o título de eleitor online. “Desde 1988 a Ubes sempre incentivou os estudantes a participarem das decisões políticas de nosso país. É fundamental que estejamos presentes nas eleições assim como em candidaturas. Nós, jovens estudantes, temos o DNA da rebeldia e precisamos entender que isso precisa ser visto nas urnas”, diz Rozana.
A entidade reforça para os estudantes que só com a sua participação será possível ver e viver uma real mudança no Brasil. “É por meio das leis construídas no Congresso que podemos garantir nossos direitos, como uma educação de qualidade e mais igualitária para todos. É só pelo nosso voto que poderemos ver novamente um Enem mais justo, uma escola mais inclusiva e ter cada vez mais brasileiros na Universidade”, finaliza.
Segundo dados do TSE, a procura dos adolescentes para tirar o documento caiu, em média, quase 30% em todo o país, em comparação à eleição de 2014.
0 Replies to “Ubes lança Campanha que incentiva o voto entre adolescentes”