Treinador do Real Madrid é denunciado por injúria ao defender Vini Jr

real_madrid_tecnico_ancelotti.jpg

O Ministério Público da Espanha aceitou a denúncia de injúria contra o treinador Carlo Ancelotti do Real Madrid. A denúncia foi feita pela Associação de Pequenos Acionistas de Valencia (APAVCF) devido a fala do técnico, após o jogo entre Valencia x Real Madrid, no dia 21 de maio deste ano, quando o jogador Vini Jr. foi alvo de ataques racistas, e expulso da partida, em seguida.

Na zona mista do estádio Mestalla, o treinador deu uma entrevista após o apito final, e ao responder a uma pergunta feita por um repórter, Ancelotti defendeu Vinicius Junior das ofensas racistas da torcida do Valencia. Segundo os advogados da associação, o técnico teria cometido injúria e calúnia ao dizer que todo o estádio estava chamando o jogador brasileiro de macaco.

Ancelotti em campo /Foto: Jan Kruger – Reuters – Direitos reservados.

Não quero falar de futebol. Vocês querem falar de futebol? Foi mais que uma derrota. Não parece? Eu sou muito calmo, mas aconteceu algo que não pode acontecer. Um estádio gritando “macaco” a um jogador, e um treinador pensar em ter que tirá-lo por isso. Algo está muito errado nesta liga. Nada acontece”, disse Ancelotti.

Torcedores do Valencia afirmaram, na época, que a palavra usada era “tonto” e não “mono”, macaco quando traduzido para o português.

No documento de denuncia que a APAVCF fez, protocolado em junho, a defesa escreveu que Carlo Ancelotti, “transmitiu informações falsas, provavelmente de maneira intencional, e como consequência o Valencia teve sua imagem prejudicada, assim como os seus sócios. E mais, o poder de difusão das palavras de Ancelotti, por ser técnico do Real Madrid, também prejudicaram a imagem de toda a comunidade de Valencia ao associá-la a um racismo generalizado”.

Segundo Ednaldo Rodrigues, que é presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador Carlo Ancelotti está apalavrado com a seleção e será técnico da canarinho. Entretanto o técnico ainda não tem nada assinado com a seleção brasileira. Na semana passada o treinador Fernando Diniz assumiu o comando da seleção interinamente e treinará a seleção e o time do Fluminense ao mesmo tempo.

A seleção brasileira só teve três técnicos estrangeiros na história. Ramón Platero(1925), Joreca (1943) e Filpo Nuñez (1965) são os três treinadores estrangeiros que passaram pela amarelinha. Ancelotti se assumir será o quarto estrangeiro na história.

Leia e saiba mais notícias aqui: Federação Espanhola anula cartão vermelho de Vinicius Júnior

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top