Torcedor do Racing faz gestos racistas para torcida rubro-negra em jogo pela Libertadores

torcedor.png

Durante o confronto entre o Flamengo e o clube argentino Racing pela Libertadores da América realizado na quinta-feira (4), na Argentina, um torcedor do rubro-negro carioca flagrou o momento exato em que um dos torcedores do time adversário aparece fazendo gestos racistas direcionados à torcida brasileira. A Conmebol vai abrir um expediente disciplinar para apurar o caso.

No vídeo divulgado nas redes sociais, a torcida argentina aparece provocando a torcida rubro-negra, quando um menino de casaco azul aparece imitando um macaco. De acordo com o torcedor que fez a filmagem, a polícia chegou a ser procurada, mas disse que não poderia fazer nada. “Vá na delegacia”, disse. Então nesta sexta-feira (5), Rafael Carneiro prestou depoimento e fez um boletim de ocorrência.

Momento em que o torcedor do Racing imita um macaco para a torcida flamenguista. Foto: Reprodução

Sobre a deliberação da Conmebol, espera-se que em até 48 horas após o fato uma decisão seja tomada. Em seguida, será feita a transferência do processo para o clube. Desde o ano passado a instituição esportiva tem aplicado as mudanças feitas em seu Código de Disciplina, que tornam as punições contra clubes cujos torcedores cometem atos de racismo, mais severa.

Desde 2022 a multa para esses casos passou a ser de no mínimo US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil), mas esse valor pode aumentar dependendo da gravidade de caso ou de reincidência.

Até o momento nem o Flamengo nem o Racing se manifestaram publicamente sobre o caso.

Esse já é o segundo caso de racismo contra uma torcida brasileira só essa semana. Nesta quarta-feira (03) os torcedores do Internacional foram alvos de gestos racistas. Um vídeo mostra o momento em que um torcedor do clube uruguaio, o Nacional, aparece imitando um macaco, também em uma partida pela Libertadores, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

Leia também: Observatório da Discriminação Racial no Futebol completa 9 anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top