Todos os estados que irão sediar Copa América 2021 no Brasil estão com mais de 80% das UTI’S ocupadas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou os estados que irão sediar a Copa América 2021, após retiradas da Argentina por desistência e da Colômbia, devido a atual situação social e política do país. Os locais até o momento informados pelo Presidente são: Brasilia (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Rio de Janeiro (RJ), todos com mais de 80% da ocupação de leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Conforme os dados mais atualizados pelas secretarias estaduais de saúde de cada estado, o DF tem 88,50% das ocupações de leitos das UTI’s onde 10 hospitais estão com 100% de ocupação e apenas 3 hospitais têm taxa abaixo de 90% dos 15 centros hospitalares com UTI. No estado de Goiás a situação é pior, pois a utilização dos leitos são de 90,14%. Em MT 62,15% dos contaminados são pessoas negras, possui apenas 47 unidades de tratamento intensivo no estado dos 682. A situação do Rio de Janeiro é de 725 (86%) leitos ocupados, 1.309 pessoas internadas e 13 estão na fila de espera por uma vaga.

Segundo o presidente, outro estado ainda será divulgado para sediar os jogos da competição. A Argentina desistiu de ter os jogos devido a situação da pandemia no país, na data da divulgação da recusa (01/06) 640 pessoas morreram em decorrência do coronavírus e ao total 78,8 mil pessoas vieram a óbito na Argentina, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. Já no Brasil na mesma data, houve 2.408 mortes por coronavírus e desde do começo da pandemia 465 mil pessoas morreram pelo vírus.

Leia também: Sequelas Covid-19: ‘No futuro, o país pode ter um prejuízo em larga escala’, afirma cientista

vacinação contra a Covid-19
Copa América 2021 será realizada mesmo população não estando imunizada Foto: Sérgio Lima

Os negros são os que mais morrem e menos são vacinados no Brasil, segundo o Instituto Polis e Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, grupo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), dos óbitos 55% são de pessoas pretas e 38% brancos. Enquanto a vacinação 3.2 milhões de pessoas brancas foram vacinadas e apenas 1.7 milhões de pretos receberam a vacina.

Com a divulgação do Brasil como sede do torneio da Copa América, 9 seleções do continente da América do Sul virão para o Brasil. Os países da América do Sul, são os piores em taxas do coronavírus e no enfrentamento do vírus. A notícia gerou revolta grande parte da população e meio esportivo, como exemplo a indignação do comentarista de esporte da Globo Luiz Alberto.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.