No próximo sábado (10), o Projeto Teatro Zona Norte, localizado no bairro de Cavalcanti, no Rio de Janeiro, vai realizar a distribuição de livros para crianças e adolescentes. A ideia do projeto é apresentar um olhar de formação de pessoas que refletem, criticam e que transformam o meio, a si próprio, o outro através da arte.
Segundo a idealizadora do projeto, Graciana Valladares, o projeto busca uma metodologia afrocentrada, em que trabalha o eu, o outro, o espaço e a comunidade. “São direcionados com jogos, onde se trabalha o quem sou eu, quem é o outro, o que se pode aprender, o espaço interno que trabalha as emoções e o espaço externo, família, casa, escola, relações e a comunidade”, explica.
A cada mês, os alunos participam de jogos diferenciados onde a percepção do próprio eu e o respeito e empatia com o outro são aguçados. A ideia é que exista uma maior interação do indivíduo com a comunidade para que juntos possam ser agentes transformadores.
Leia também: Favela Mundo leva Papai Noel negro para três comunidades cariocas
O projeto acontece aos sábados pela manhã para a turma infantil e a tarde para os adolescentes. Os alunos produziram e apresentaram o espetáculo “Sonhos de Favela”, que fala da realidade vivida pelas crianças da periferia. “A ideia é falar da literatura infanto-juvenil preta. É trazer referência. Mover e nos ver como futuro ancestral, protagonista na nossa própria história”, ressalta.
Graciana já recebeu o prêmio APTR, no Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul ( Olhares) e também o Prêmio de Atuação e Pesquisa em Dramaturgia Negra voltada para a infância e juventude no Projeto Recontando um Conto. Entre os projetos futuros está a montagem de um espetáculo adulto que fala sobre o povo preto, que foi defesa da pesquisa de mestrado intitulado “Minha professora tem o cabelo igual ao meu”.
0 Replies to “Teatro na Zona Norte do Rio promove distribuição de livros”