Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que prevê um reajuste de quase 50% para o governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se for aprovado, o salário passará de R$ 23 mil para R$ 34,5 mil mensais. O argumento utilizado é que o salário está congelado desde 2019.
Porém, o reajuste proposto é quase o dobro da inflação acumulada no mesmo período. Entre janeiro de 2019 e novembro de 2022, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 25,63%, de acordo com os dados do Banco Central (BC).
Além do governador eleito, o vice-governador e os secretários também terão os salários reajustados, caso o projeto seja aprovado. O PL foi proposto pela Mesa Diretora da Casa e tem o apoio de parlamentares do Republicanos, legenda de Tarcísio de Freitas, PL, PT, MDB, PP e PSDB.
Além disso, o percentual proposto está muito acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para calcular o reajuste do salário mínimo, que chegou a 27,2% entre janeiro de 2019 e novembro de 2022, de acordo com dados do BC.
Leia também: “33 milhões de pessoas passando fome é mentira”, diz Paulo Guedes em evento
Em nota, a assessoria do governador eleito disse que considera o reajusto correto, uma vez que os salários estão congelados desde 2019. Além disso, a assessoria também argumenta que “a decisão sobre o aumento salarial cabe aos deputados. O governador eleito acata o que for definido pela Alesp”.
0 Replies to “Reajuste do salário de Tarcísio de Freitas chega a quase 50%”